Defesa Civil participa de reunião da Comissão de Gestão de Crise do Tribunal de Justiça

Chefe da Casa Militar e de Defesa Civil, tenente-coronel Everton Santos Oltramari entregou ao desembargador Manuel José Martinez Lucas o 1º Relatório Estatístico dos Desastres do Rio Grande do Sul
Chefe da Casa Militar e de Defesa Civil, tenente-coronel Everton Santos Oltramari entregou ao desembargador Manuel José - Foto: Mário Luiz Salgado/Assessoria TJ

O chefe da Casa Militar e de Defesa Civil do Rio Grande do Sul, tenente-coronel Everton Santos Oltramari, participou, nessa quinta-feira (21), na sede do Tribunal de Justiça, de reunião da Comissão de Gestão de Crise. Convidado pelo presidente da comissão, desembargador Manuel José Martinez Lucas, para falar sobre o trabalho da Defesa Civil, o coronel apresentou aos magistrados a organização do órgão, os planos de trabalho, a metodologia e, ainda, as atividades de atuação em âmbitos federal, estadual e municipal.

"A Defesa Civil é um órgão que trabalha em conjunto com a sociedade. Para manter a normalidade social, precisamos contar com a ajuda de todos, desde órgãos de segurança pública, centros meteorológicos, universidades, o próprio Tribunal de Justiça, até os voluntários da comunidade”, ressaltou.

Oltramari falou do trabalho que vem sendo realizado desde que assumiu a Casa Militar e destacou a prevenção como prioridade do governo. "Atuamos de maneira preventiva e reativa. O foco da atual gestão, porém, é trabalhar exaustivamente com a prevenção. Para isso criamos o Projeto Capacitar, que vai, entre outras ações, instruir todos os municípios gaúchos para ações minimização dos efeitos de desastres naturais, bem como tentar evitar desastres causados pelo homem. A resposta após o evento continuará sendo imediata e munida de todo suporte que for necessário", enfatizou.

O tenente-coronel ainda entregou ao desembargador Manuel José Martinez Lucas o 1º Relatório Estatístico dos Desastres do Rio Grande do Sul, para auxiliar nas ações da comissão, que completou seu primeiro ano de atuação. Ela foi criada com a finalidade de gerenciar crises institucionais, visando à preservação da vida, à integridade física das pessoas e o retorno da normalidade dos serviços judiciais no menor espaço de tempo possível.

Texto: Bruna Staub/Casa Militar
Edição: Cristina Lac/CCom