Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Estudo de teste rápido de tuberculose será levado a seminário nacional

Publicação:

O Laboratório Central do Estado (Lacen), vinculado à Fundação Estadual de Produção e Pesquisa em Saúde (Fepps), está avaliando em conjunto com a Rede Estadual de Laboratórios os resultados de um teste rápido molecular de tuberculose (TRM-TB). Está prevista para este ano a realização de 24 mil testagens, segundo o diretor do Lacen, Fernando Kappke. Em reunião nesta sexta-feira (22), estão sendo agrupadas informações sobre os experimentos para serem apresentadas no 2º Seminário Nacional de Diagnóstico Laboratorial de Tuberculose, dias 27 e 28 de maio, em Brasília.  

"Estamos agregando importante diferencial de tempo de resposta, em aproximadamente duas horas, assim como maior precisão e agilidade analítica", diz Kappke. Ele adverte, no entanto, que o novo exame não substitui o método tradicional. "Este teste acrescenta informação à metodologia de diagnóstico utilizada atualmente no país, que é a de cultura de microbactérias, com prazo de até 60 dias para liberação de resultados", explica.

O Lacen faz cerca de 5 mil análises por ano, incluindo cultura, identificação de espécies, teste de sensibilidade e controle de qualidade. A rapidez no diagnóstico da tuberculose é fundamental no combate à doença. Para melhorar os serviços prestados à população, a Fepps conta com apoio do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), da Secretaria Estadual da Saúde (através do Programa Estadual de Controle da Tuberculose e do Programa Nacional de Controle da Tuberculose) e do Ministério da Saúde

A doença - A tuberculose é uma doença infecciosa que afeta principalmente os pulmões e é transmitida de uma pessoa para outra por meio de gotículas do aparelho respiratório. Pessoas com tosse por mais de três semanas devem procurar atendimento médico. Quando a doença é diagnosticada logo e o tratamento iniciado imediatamente, evita-se o risco de evolução para uma forma mais grave e mais difícil de ser tratada.

Texto: Janis Loureiro/Ascom-Fepps

Edição: Rui Felten/CCom

 

Portal do Estado do Rio Grande do Sul