Conselho de Contabilidade debate contribuição na crise financeira do RS

PORTO ALEGRE,RS, BRASIL, 21.05.15: A secretária extraordinária do Gabinete de Politicas Sociais, Maria Helena Sartori, participou, na manhã desta quinta-feira(21), do Café da Manhã com Conselho Regional de Contabilidade. Foto: Karine Viana/Palácio
Conselho Regional de Contabilidade - Foto: Karine Viana/Palácio Piratini ©

Para promover o debate sobre a contribuição dos profissionais de contabilidade para a solução da crise financeira do Estado, o Conselho Regional de Contabilidade do RS (CRCRS) e a Academia de Ciências Contábeis do Rio Grande do Sul promoveram o Café com Contabilidade, evento que reuniu contadores e técnicos em contabilidade, nesta quinta-feira (21), no Hotel Continental, em Porto Alegre.

A secretária extraordinária do Gabinete de Políticas Sociais, Maria Helena Sartori, representando o governador José Ivo Sartori, abriu o debate agradecendo o apoio do CRCRS na campanha Escolha o Destino. A mobilização incentiva contribuições aos Fundos Estaduais da Criança e do Adolescente e da Pessoa Idosa, com o objetivo de incrementar os recursos financeiros desses fundos, a partir da doação de parte do Imposto de Renda a pagar.

O secretário do Planejamento e Desenvolvimento Regional, Cristiano Tatsch, abordou o momento de contingenciamento do Estado. "Nosso desafio é enorme, e temos nos esforçado para reverter a situação na qual o Rio Grande do Sul é o estado mais endividado e mais problemático sob o ponto de vista econômico e financeiro do Brasil", afirmou.

O debate contou com a participação do secretário adjunto da Fazenda, Luiz Antônio Bins, do auditor-geral do Estado, Álvaro Fakredin, e do presidente do CRCRS, Antônio Palácios, como mediador. O dirigente disse que a contabilidade é um instrumento claro de prestação de contas, portanto, de transparência. Dessa forma, os profissionais da área contábil têm condições de cooperar com o governo.

Luiz Antônio Bins mostrou dados sobre a situação financeira do Estado e falou sobre ações que podem ser colocadas em prática, como o aumento da eficiência dos principais tributos, a alteração do pacto federativo e a qualificação do gasto. Álvaro Fakredin ratificou a importância da sociedade participar da vida do Estado, acompanhando, de perto, a gestão financeira e a aplicação dos recursos públicos.

Texto: Silvia Lago
Edição: Léa Aragón/CCom