Acordo de Resultados 2015 define ações prioritárias do governo do Estado

PORTO ALEGRE,RS, BRASIL, 21.05.15: O governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori, participou, na tarde desta quinta-feira (21), do Seminário de Acordo de Resultados com Secretárias e Orgãos de Estado. Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini
Secretário Geral de Governo, Carlos Búrigo, comanda a Pasta que vai monitorar a Rede de Governança Central do Estado, - Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini

Os 63 projetos definidos como prioritários para serem executados este ano pelo governo do Estado estão alinhados no Acordo de Resultados 2015, firmado com todas as secretarias. O documento, assinado nesta quinta-feira (21), foi elaborado com base no debate de 131 indicadores que apontam as necessidades mais urgentes de cada Pasta, em reuniões com o secretariado, com a participação do governador José Ivo Sartori. Os recursos, no total de R$ 700 milhões, estão ajustados pela Secretaria da Fazenda.

De acordo com o governador, trata-se de um compromisso com a sociedade. Até a finalização do Acordo de Resultados, foram feitas mais de 100 reuniões, com mais de 300 pessoas envolvidas. O planejamento validado abrange três dimensões: indicadores de desempenho, ações e indicadores de eficiência da gestão, e projetos prioritários para 2015.  A cada bimestre, o desempenho de metas será avaliado.

"Estamos iniciando um novo conceito de gestão pública, com a construção de uma rede de governança que prioriza as demandas da sociedade. Queremos um governo mais eficiente na aplicação de recursos, mais ágil e menos burocrático, que, de forma transparente, dialogue com a população e entregue serviços de qualidade", afirma o secretário Geral de Governo, Carlos Búrigo.

No Acordo de Resultados, estão contemplados os quatro eixos que fazem parte do Mapa Estratégico do Governo do Estado, construído ainda em dezembro de 2014. São eles: Eixos Econômico, Social, de Infraestrutura e Ambiente, e Governança e Gestão. Todos estão inseridos na visão definida para nortear a gestão nos quatro anos de governo: "Fazer o Estado funcionar melhor para o cidadão e estimular um novo ciclo de desenvolvimento sustentável e de qualidade de vida no Rio Grande do Sul".

"Somente com gestão, servidores capacitados, políticos dedicados e determinados poderemos fazer com que as ações de governo aconteçam e atinjam o nosso maior objetivo, que é a oferta de serviços que correspondam às  necessidades da população gaúcha", enfatiza o secretário Carlos Búrigo.

Caberá à Secretaria-Geral de Governo organizar e monitorar a Rede de Governança Central do Estado. Ela será formada pelas Redes de Governança Locais, pertencentes a cada uma das secretarias estaduais. Cada Pasta terá, por sua vez, a incumbência de supervisionar a execução de ações e projetos pelos órgãos vinculados.

"Precisamos primar pela integração de todos os organismos em cada secretaria, para que, de forma afinada e com diálogo permanente, possamos, em ação conjunta, avançar em qualidade. Para isso, necessitamos de mobilização e de planejamento coletivo", destaca o governador José Ivo Sartori. "O primeiro passo está dado. É o começo de uma caminhada, o início de um processo para que o serviço público seja prestado com eficiência. Não existe  mágica, mas planejamento, organização  e realização de metas estabelecidas."

Texto: Mariana Raimondi (Ascom/SGG) e Anamaria Bessil (Palácio Piratini)
Edição: Rui Felten/CCom