Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Aberto Fórum de Direitos Humanos para população transexual

Publicação:

Direitos humanos
Abertura do 1º Fonatran - Foto: Divulgação

Ao abrir oficialmente o 1º Fórum Nacional de Pessoas Trans Negras e Negros (Fonatran), nessa quarta-feira (20), o secretário da Justiça e dos Direitos Humanos, César Faccioli, destacou a organização do movimento LGBT e a importância do evento para a elaboração de um planejamento bem estruturado. Disse que o compromisso fundamental da secretaria, compartilhado com a prefeitura de Porto Alegre, "é de fazer com que se ultrapasse o limite da tolerância, que pressupõe superioridade". 

Faccioli disse que é preciso que se trabalhe pela mudança de cultura, reconhecendo ser difícil, mas não impossível. Sugeriu ao grupo que, feito o diagnóstico e o planejamento das necessidades, não deixe de cobrar do poder público a execução dos resultados.  

A ativista e e idealizadora do Fonatran, Jovana Cardoso da Silva, elogiou a presença dos secretários de Direitos Humanos estadual e municipal no fórum, destacando que a maioria das autoridades não comparecem a eventos com público reduzido. Conforme ela "o poder público deve dar mais atenção a quem é ignorado". Elogiou o Rio Grande do Sul pelo pioneirismo das conquistas de gênero, criando jurisprudência para o julgamento de ações em outros estados.

O secretário de Porto Alegre, Luciano Marcantônio, falou de preconceito e defendeu a compreensão entre as pessoas "onde todos entendam a alma das pessoas. O segredo é agir com amor", disse. O secretário elogiou o trabalho desempenhado pela secretária adjunta Glória Crystal para o movimento LGBT e fez referência à Parada Gay de Porto Alegre, que, segundo ele, se constitui num dos maiores eventos de integração da cidade, "unindo simpatizantes e não simpatizantes, num ambiente de entendimento e sem brigas" concluiu.

O 1º Fórum Nacional de Pessoas Trans Negras e Negros ocorre em Porto Alegre, na sede do ProconRS, na Rua Sete de Setembro, 723, até o próximo sábado (23). A programação abrange tópicos relativos aos direitos humanos da população trans afro-brasileira, envolvendo violações, combate à violência e ao racismo, além de abordar o desenvolvimento das políticas públicas locais e nacionais. Também será apresentada a carta de princípios do Fórum para discussão e aprovação durante o encontro. A solenidade de abertura do fórum contou com show cultural com a cantora trans Valeria Houston. 

Também prestigiaram a solenidade de abertura do 1º Fonatran a diretora do Departamento de Direitos Humanos da SJDH, Cíntia Bonder, e a coordenadora de Diversidade Sexual da Secretaria, Marina Reidel, que é uma das coordenadoras do Fórum.  


Texto: Ascom SJDH
Edição: Léa Aragón/CCom 

Portal do Estado do Rio Grande do Sul