Reunião debate as diretrizes e prioridades do Plano Estadual de Educação

Plano Estadual de Educação
Secretário Vieira da Cunha convocou a reunião - Foto: Evandro Oliveira/Seduc

Membros do Fórum Estadual de Educação estiveram reunidos nesta quarta-feira (20), no Auditório Paulo Freire, anexo ao Centro Administrativo Fernando Ferrari, em Porto Alegre, para debater as prioridades do Plano Estadual de Educação (PEE). A convocação para a reunião foi feita pelo presidente do Fórum, secretário Vieira da Cunha.

Vieira destacou as principais medidas tomadas pela Secretaria da Educação, nos primeiros meses de gestão, enfatizando o montante de recursos investido na infraestrutura das escolas. "Já destinamos R$ 48,7 milhões para obras emergenciais e mais de R$ 30 milhões para dar andamento às obras iniciadas no governo anterior, totalizando R$ 80 milhões", afirmou. O secretário também informou a nomeação de 540 professores aprovados em concurso público, no qual a Educação foi a única pasta autorizada pelo governador Sartori a fazer novas contratações.

Com relação ao Plano Estadual de Educação, Vieira salientou que o debate entre diversas entidades tem sido fundamental para elevar a qualidade do ensino público. "Teremos políticas de Estado e não de governo”, pois as diretrizes serão planejadas por um período de 10 anos. Atualmente, o PEE tramita na Assembleia Legislativa e precisa ser sancionado até o 24 de junho.

NOVO ENCONTRO

Após as manifestações do fórum, o secretário se comprometeu em recolher as sugestões e promover um novo encontro para aprovação das propostas que serão enviadas à Assembleia. Entre as entidades de classe estiveram presentes o Conselho Estadual de Educação, União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Udime/RS), União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME/RS), CPERS/Sindicato, Federação das Associações e Círculos de Pais e Mestres do RS e representantes do ensino público e privado.

Texto: Ascom Seduc
Edição: Léa Aragón/CCom