Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Maria Helena Sartori é convidada a palestrar no IBDP

Publicação:

PORTO ALEGRE,RS, BRASIL, 19.05.15: A secretária extraordinária de Políticas Sociais, Maria Helena Sartori, recebeu, na manhã desta terça-feira (19), o senhor, Marco Aurélio Alves, do Instituto Brasileiro em Defesa à Pessoa. Foto: Karine Viana/Palácio
Instituto em Defesa à Pessoa - Foto: Karine Viana/Palácio Piratini ©

A secretária de Políticas Sociais, Maria Helena Sartori, recebeu nesta terça-feira (19), no Palácio Piratini, o presidente do Instituto Brasileiro em Defesa à Pessoa, Marco Aurélio Alves. Maria Helena foi convidada a palestrar no instituto. A ONG, sediada em Porto Alegre e que atua desde 2012, busca e executa projetos apoiando iniciativas ou demandas de instituições, organizações não governamentais, pessoas ou grupos que busquem a preservação da vida através da dignidade humana. O trabalho se dá em quatro frentes: assistência a idosos, prevenção e combate à dependência química, assistência a mulheres vítimas de violência e vítimas de preconceito ou discriminação, na comunidade LGBT. 

Alves destacou que a ONG quer trabalhar em parceria com o governo do Estado. Maria Helena agradeceu o convite e destacou a importância da mobilização do Executivo e de organizações sociais para as políticas do setor.  Ressaltou a campanha Escolha o Destino, que incentiva doações para os fundos estaduais especiais da Criança e do Adolescente e da Pessoa Idosa. As doações podem ser deduzidas do Imposto de Renda devido, dentro dos limites estabelecidos pela legislação federal. "Vamos fazer uma campanha para que as pessoas sejam solidárias e se uma parte desse recurso ficar no Estado será muito importante para os projetos sociais", destacou.  Só em 2013 o RS poderia ter recebido R$ 415 milhões em recursos destinados, via Imposto de Renda, mas o valor final arrecadado foi de R$ 14 milhões, devido à falta de informação e solidariedade.  

Alves recebeu o Catálogo de Ações de Integração dos Estados e Municípios, entregue no Encontro de Primeiras Damas, ocorrido neste mês. No documento estão citadas ações e programas das secretarias e órgãos estaduais que podem ser executados em parceria com os municípios.    


Texto: Eliane Iensen
Edição: Léa Aragón/CCom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul