Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Segurança inicia realocação das câmeras de monitoramento em Porto Alegre

Publicação:

segurança
Intenção é realocar equipamentos onde há maior índice de ocorrências - Foto: Rodrigo Ziebell

A Secretaria da Segurança inicia, nesta segunda-feira (18), o processo de realocação de parte das câmeras de monitoramento adquiridas por convênio firmado com a Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos (SESGE) para a Copa do Mundo. Os equipamentos serão reposicionados em locais escolhidos de acordo com os indicadores da criminalidade em Porto Alegre.

A iniciativa faz parte da série de medidas que estão sendo adotadas pela SSP visando à otimização dos recursos e à melhoria dos serviços prestados à população. O secretário Wantuir Jacini garante que essa é a primeira de muitas ações a serem desenvolvidas pela pasta. "Iremos utilizar a pleno todo o potencial que dispomos para auxiliar os trabalhos do policiamento ostensivo e as investigações policiais. A tecnologia permite o melhor direcionamento dos efetivos e garante mais agilidade na apuração dos fatos em ocorrência de delito", afirma.

Ao todo, 40 câmeras foram instaladas em Porto Alegre, Para monitorar atividades relacionadas à Copa do Mundo. Parte delas agora será reposicionada em regiões consideradas de vulnerabilidade, de acordo com as estatísticas elaboradas pela secretaria. Outras serão mantidas, em virtude da necessidade de monitoramento de regiões como os bairros Centro, Cidade Baixa, Praia de Belas e Menino Deus.

Segundo o tenente-coronel Júlio Cesar Rocha, diretor do Departamento de Comando e Controle Integrado (DCCI), a ação vai gerar resultados em curto prazo e aperfeiçoará os trabalhos das polícias. "A intenção é realocar os equipamentos onde há maior índice de ocorrências, para que se possa ter uma melhor utilização, com retorno para as atividades das forças de segurança", avalia. A nova localização das câmeras não será divulgada por uma questão de estratégia operacional.


Texto: Claiton Silva/SSP
Edição: Léa Aragón/CCom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul