Valorizar comunidades do interior é compromisso do poder público, afirma governador

CAXIAS DO SUL, RS, BRASIL, 16.05.2015: O governador José Ivo Sartori e a primeira-dama Maria Helena Sartori participaram da programação da tradicional Festa do Divino, no distrito de Criúva,  em Caxias do Sul. Acompanhados pelo vice-prefeito do município,
Presente na Festa do Divino Espírito Santo no distrito de Criúva, em Caxias do Sul, Sartori é o primeiro governador a - Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini ©

Pela primeira vez, um governador de Estado compareceu à Festa do Divino Espírito Santo no distrito de Criúva, em Caxias do Sul. A manifestação cultural é uma das mais importantes do país e conta com intensa programação religiosa e social. O governador José Ivo Sartori e a secretária extraordinária de Políticas Sociais, Maria Helena Sartori, participaram da missa, no sábado (16), ministrada pelo padre Sebastião de Vargas, da Paróquia Nossa Senhora do Carmo. O vice-prefeito do município, Antonio Feldmann, também acompanhou a programação, que se estendeu até este domingo (17), após dez dias de celebrações.

A devoção ao Divino teve sua tradição mantida em Portugal, principalmente no Arquipélago dos Açores, de onde foi trazida para o Brasil. Realizados na época das primeiras colheitas no calendário agrícola do Hemisfério Norte, os festejos representam a esperança na chegada de um novo tempo, marcado pela igualdade, prosperidade e abundância para todos.

"A Festa do Divino é mais do que uma tradição. É a marca de um povo, de homens e mulheres que trabalham de sol a sol e tiram da terra o seu sustento. Valorizar as comunidades do interior e as manifestações culturais é um compromisso do poder público", afirmou o governador.

Texto: Gabriela Alcantara/Palácio Piratini

Edição: Rui Felten/CCo