Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Projetos gaúchos são destacados em feira mundial de ciências

Publicação:

Feira de ciências
Gabriela e Vitória com Schana - Foto: Luis Eduardo Selbach/Seduc

O grupo de estudantes gaúchos que participou da maior feira de ciência e engenharia do mundo destinada a jovens pré-universitários, a Intel International Science and Engineering Fair, depois de conquistar uma distinção na cerimônia dos Prêmios Especiais, ocorrida nessa quinta-feira (14), teve ainda distinguidas alunas da Fundação Liberato de Novo Hamburgo. Vitória Müller Gerst e Gabriela Bronca Lopes conquistaram o 4º lugar na categoria Química e US$ 500 pelo projeto 'Obtenção composto de alternativa para uso como detergente na decelurização de órgãos', sob a orientação de Schana Andréia da Silva. 

O grupo recebeu o Prêmio China Association for Science and Technology (CAST) e US$ 1.200 pelo projeto que visa à obtenção de um composto alternativo - que mantivesse a propriedade zwitteriônica e garantisse obtenção facilitada, através de matéria-prima natural e reações orgânicas de modificações simples - para o processo de descelularização de órgãos, que consiste na retirada do material genético do órgão doador, a partir de uma solução detergente, e posterior repovoamento com as células do receptor, evitando assim a rejeição e neutralizando os fatores de riscos da criopreservação. O componente de partida para as reações que garantem a hibridez foi o ácido abiético, encontrado na resina de Breu, proveniente da Pinus elliottii.

Através de testes de caracterização e verificação, as propriedades do produto, o acetato de abietamidometil-dietilamônio, foram avaliadas. O ensaio de desnaturação de proteínas apresentou resultado negativo, mostrando que o composto não será agressivo à estrutura do órgão, visto que esta é composta por colágeno.

A propriedade zwitteriônica foi verificada através do grau de hemólise, o qual a confirmou pelo resultado próximo a 50%, intermediário e característico da classe, uma vez que não poderia ser de baixa ação ou excessivamente agressivo. Todos os resultados foram satisfatórios e os objetivos alcançados, sendo assim o projeto apresenta uma alternativa inovadora e viável, visando à melhora da qualidade de vida do receptor e ao consequente aprimoramento de transplantes de órgãos, já que contribui para o desenvolvimento do processo de descelularização.

A Intel International Science and Engineering Fair ocorreu em Pittsburgh, Pensilvânia, EUA, de 10 a 15 de maio e reuniu mais de 1.700 estudantes de 75 países.


Texto: Luis Eduardo Selbach/Seduc
Edição: Léa Aragón/CCom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul