Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Sartori reúne-se com representantes do MST

Publicação:

PORTO ALEGRE,RS, BRASIL, 15.05.15: O governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori, recebeu, na manhã desta sexta-feira(15), representantes da direção do MST/RS- Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra. Presente, o deputado estadual, Edegar
Governador reafirmou compromisso com o diálogo com os diferentes setores e designou como interlocutor o secretário do - Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini

Representantes da coordenação dos Movimentos dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) foram recebidos nesta sexta-feira (15) pelo governador José Ivo Sartori no Palácio Piratini. No encontro, do qual participou o deputado estadual Edegar Pretto, foi entregue uma carta com as reivindicações do movimento, que tem mais de 300 assentamentos em 83 municípios, onde vivem aproximadamente 50 mil pessoas. 

Entre os pleitos apresentados por Cedenir Oliveira, um dos coordenadores do MST, estão a manutenção e o andamento de programas voltados à agricultura familiar e aos pequenos produtores como a qualificação da bacia leiteira - a produção em 2014 chegou a 94 milhões de litros - e a expansão da produção de arroz agroecológico para outras regiões do Estado. Pediram ainda que o governo estabeleça um interlocutor para receber as demandas do MST. Outro pedido foi de que haja maior inserção das cooperativas nos programas públicos de alimentos como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e na Política Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). “É preciso enxergar a política dos assentamentos como política de economia e de renda”, disse Adelar Pretto, da coordenação do MST.

Sartori reafirmou o compromisso do Estado com o diálogo aos diferentes setores e designou como interlocutor o secretário do Desenvolvimento Rural, Tarcísio Minetto. Elogiou a produção de arroz agroecológico na região de Eldorado do Sul, que desde 2004 tem certificação nacional e internacional. Nesta safra, a colheita chegou a 24 mil toneladas do grão e a área plantada, 5 mil hectares. Disse que as demandas encaminhadas pelo MST serão examinadas e que aquilo que puder ser feito, dentro da realidade econômica do Estado, será feito.  Conforme Minetto, a SDR já vem trabalhando para destravar alguns projetos e pedidos da categoria.


Texto: Eliane Iensen
Edição: Léa Aragón/CCom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul