Emater/RS-Ascar avalia trabalho em assentamentos atendidos pelo Incra em Palmeira das Missões

Emater Núcleo de Palmeira das Missões
Encontro foi na Câmara de Vereadores do município - Foto: Divulgação Emater

Extensionistas da Emater/RS-Ascar reuniram-se nessa quinta-feira (14), em Chiapetta, no Noroeste gaúcho, para avaliar o andamento das atividades planejadas para o Núcleo Operacional de Palmeira das Missões, um dos nove do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) atendidos pela Instituição no Rio Grande do Sul.

Nos assentamentos, a Emater/RS-Ascar presta assessoria aos agricultores para a redução da pobreza, com foco em três eixos: social, ambiental e produtivo. Está no horizonte dos extensionistas a inserção dos agricultores em mercados como feiras ou institucional, em que o comprador é o governo federal e os beneficiários dos alimentos adquiridos são estudantes e famílias da faixa da extrema pobreza. Os extensionistas visitam periodicamente as famílias, além de promoverem reuniões técnicas, intercâmbios e instalações de unidades pedagógicas nas comunidades.

Incra e Emater/RS-Ascar preocupam-se com a formação de lideranças, agricultores que possam vir a articular um discurso audível e visível à sociedade, sobre as necessidades de quem mora e trabalha nos assentamentos. Por essa razão, o contrato com o Incra exige que cada assentamento tenha duas pessoas no Conselho de ATES, sendo elas um homem e uma mulher.

Participaram do encontro, na Câmara de Vereadores do município, o assistente técnico estadual em Reforma Agrária da Emater/RS-Ascar, Cláudio Rufino de Aguiar, coordenadores regionais dos trabalhos, Dejair Burtet e Carlos Weiler, e supervisor microrregional da Emater/RS-Ascar, Júlio Paris.

Os outros oito Núcleos Operacionais do Incra, atendidos pela Emater/RS-Ascar no Rio Grande do Sul são: Herval, Jóia, Fronteira Oeste, Júlio de Castilhos, Canguçu, Hulha Negra, Piratini e Sarandi.

Texto: Cleuza Noal Brutti/Emater/RS-Ascar - Regional de Ijuí
Edição: Léa Aragón/CCom