Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Porto da Capital registra aumento de quase 30% na movimentação de mercadorias

Publicação:

Movimentação de cargas por hidrovias
Porto de Porto Alegre é responsável por cerca de 20% do total de cargas transportadas pelas hidrovias do Estado, que tiveram - Foto: Divulgação

O transporte de mercadorias pelas hidrovias do Rio Grande do Sul cresceu  6,5% de 2013 para 2014, de acordo com dados estatísticos divulgados pela Superintendência de Portos e Hidrovias (SPH). No primeiro trimestre de 2015, o Porto de Porto Alegre registrou aumento de 29,8% na movimentação em relação ao mesmo período de 2014. Só este ano, produtos como cevada, sal, ureia, transformadores elétricos e insumos para fertilizantes, entre outros, já passaram pelo terminal.

Atualmente, cerca de 20% das cargas que circulam nas hidrovias do Estado correspondem ao porto da Capital, que em 2014, pelo segundo ano consecutivo, ultrapassou a marca de 1 milhão de toneladas movimentadas.

O sistema hidroviário é de suma importância estratégica para o Rio Grande do Sul, já que o Estado possui um grande potencial nas vias navegáveis. Além da redução de custos em comparação aos demais modais, o transporte hidroviário coopera para a redução do tráfego nas estradas, ajudando a diminuir o número de acidentes e o custo de manutenção das rodovias estaduais.

Texto: Ascom/Transportes e Mobilidade

Edição: Rui Felten/CCom

 

Portal do Estado do Rio Grande do Sul