Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos e Uergs firmarão parceria para ações conjuntas

Publicação:

Ações com Uergs
Secretário solicitou reunião com a reitora - Foto: Divulgação SJDH

O secretário de Justiça e dos Direitos Humanos (SJDH), César Faccioli, conversou com a reitora da Uergs, Arisa Araujo da Luz, nessa quarta-feira (13) na Reitoria. O tema tratado foi o interesse da secretaria em formar uma parceria para desenvolver ações conjuntas com a universidade. De acordo com Faccioli, a SJDH possui áreas temáticas muito interessantes para as graduações da Uergs. Da mesma forma, a universidade é reconhecida pelo desenvolvimento de projetos de extensão nessas áreas.

Além dos Departamentos de Justiça e Direitos Humanos, a SJDH é a responsável estadual pelas políticas para mulheres e sobre drogas. Além de ter como vinculados a Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase), o Procon e a Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas para Pessoas com Deficiência e de Altas Habilidades (Faders). Entre outras ações, a Uergs possui um projeto de extensão do Curso de Teatro - Licenciatura, que leva apresentações teatrais às penitenciárias de Montenegro. Outra inciativa promove o enfrentamento à violência contra a mulher, crianças e adolescentes, por meio de oficinas, cursos e palestras.

Metade das vagas da Uergs é reservada para pessoas de baixa renda e 10% para deficientes, além de uma cota para negros e indígenas, de acordo com a população no Estado. Faccioli ressaltou que o papel social que a Uergs desempenha, além de sua estrutura com várias unidades por todo o Estado, foram os principais fatores para o interesse em firmar a parceria. "Queremos nos aproximar da nossa universidade para trabalhar juntos", disse o secretário.

Arisa salientou que essas parcerias fortalecem a instituição e propiciam experiência ainda mais rica de aprendizado para os acadêmicos. Participaram da reunião o chefe de gabinete da SJDH, Eduardo Biacchi, e o pró-reitor de Administração da Uergs, Ismael Ramadam.

 

Texto: Ascom Uergs
Edição: Léa Aragón/CCom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul