Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Governador é convidado para a 17ª Festa Nacional da Czarnina

Publicação:

PORTO ALEGRE,RS, BRASIL, 13.05.2015: O governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori, recebeu, na tarde desta quarta-feira(13), a visita de uma comitiva do município de Áurea. Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini
Comitiva de Áurea - Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini ©

O governador José Ivo Sartori recebeu nesta quarta-feira (13), no Palácio Piratini, convite para participar da 17ª Festa Nacional da Czarnina, que ocorre em Áurea, no dia 6 de junho. A expectativa é de reunir mil participantes na atividade, no Centro de Eventos da Paróquia de Áurea, e terá jantar típico, apresentação do grupo folclórico polonês Auresóvia e baile. 

O município, com cerca de 3,6 mil habitantes, tem 95% da população formada por descendentes de poloneses, sendo considerada a capital polonesa dos brasileiros. A comitiva foi integrada pela 1ª princesa Nelci Jacubski, pela 2ª princesa Jéssica Woitsysiak e pela rainha Vanessa Cielecki, pelo prefeito Ito Adolfo Müller, pelo coordenador da festa, Charleu Nazzari. 

Czarnina é uma sopa típica, feita com sangue de pato e que se tornou popular na Polônia e na Lituânia, no século XVII, por razões econômicas, quando era necessário utilizar todas as partes de um animal para preparar a comida.


Texto: Eliane Iensen
Edição: Léa Aragón/CCom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul