Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Empresa espanhola confirma investimento de R$ 60 milhões em Bento Gonçalves

Publicação:

Minas e Energia
A expectativa é de que a indústria entre em operação em 2016 - Foto: Divulgação

A empresa espanhola Intéling Soluções Inteligentes vai investir R$ 60 milhões em uma fábrica de painéis fotovoltaicos (responsáveis pela conversão de energia solar), no município de Bento Gonçalves. A informação foi confirmada durante audiência do prefeito Guilherme Pasin e do sócio proprietário da empresa, Javier Valero Sánchez, com o secretário de Minas e Energia, Lucas Redecker. A expectativa é de que a indústria entre em operação em 2016.

O secretário Lucas Redecker, saudou a vinda do novo empreendimento ao RS e afirmou que a ordem do governador José Ivo Sartori é trabalhar e contribuir para que os investimentos se tornem realidade. Redecker colocou a secretaria à disposição e informou que, entre as metas da Secretaria de Minas e Energia, está a elaboração do Atlas Solarimétrico, que vai apontar o potencial do RS para a exploração dessa energia limpa e renovável. 

Já o empresário Javier Valero Sánchez afirmou que a empresa vai usar tecnologia espanhola na construção dos painéis, bem como destacou o potencial que o Estado dispõe para geração de energia a partir do sol. "Esta é uma fonte energética limpa e sustentável e à disposição em abundância no RS", afirmou.

"Além dos benefícios com a geração de empregos e a diversificação da economia, a chegada dessa empresa nos permite atrair novos investimentos e a tecnologia de ponta de outras empresas. Queremos criar alternativas para que o setor produtivo de Bento, nas mais diversas atividades econômicas, possa avançar ainda mais", declarou o prefeito Pasin. 

O uso de energia solar, sobretudo residencial, já é relativamente difundido no Brasil, mas só para aquecimento de água. Praticamente inexiste aproveitamento de radiação solar para geração de energia elétrica. O projeto do grupo espanhol prevê a nacionalização de componentes dos painéis fotovoltaicos desenvolvido em conjunto com empresas brasileiras e está prevista no Plano de Nacionalização Progressiva (PNP) do BNDES para o setor de geração de energia solar. 

Também participaram do encontro o vereador Moises Scussel, o presidente do Centro da Indústria, Comércio e Serviços, Leonardo Giordani e o presidente da Expobento 2015, Laudir Piccoli.  

 

Texto: Magali Beckmann
Edição: Léa Aragón/CCom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul