Detran/RS reabre credenciamento para empresas de desmanches

desmanches
Empresas já cadastradas poderão funcionar por um ano como registradas operacionais - Foto: Divulgação/Detran-RS

Para adaptar a Lei Federal nº 12.997/2014, que regulamenta a atividade de desmanche de peças de veículos no Brasil, o Detran/RS reabriu o credenciamento para as empresas que atuam com desmanches de veículos, venda de peças usadas e reciclagem de sucatas no Estado. A Portaria nº 184/2015 foi publicada nesta segunda-feira (11) no Diário Oficial do Estado e traz as regras para o credenciamento, em conformidade tanto com a legislação federal, como com a estadual, já vigente desde 2007 no Rio Grande do Sul.

A Direção do Detran/RS falou, na última semana, aos 317 empresários que estão em  processo de credenciamento ao Detran/RS desde 2011, quando a Lei Estadual nº 12.745/2007 começou a ser implantada no RS. A reunião do Sindicato dos Centros de Desmanches de Veículos (SindCDV) ocorreu na Câmara Municipal em Cachoeirinha.

A lei federal dos desmanches entra em vigor na próxima sexta-feira (20) e estabelece 90 dias para o credenciamento das empresas. Pela portaria do Detran/RS, as empresas já cadastradas poderão funcionar por um ano como registradas operacionais. A Portaria nº 185/2015, também publicada nesta segunda, autoriza o funcionamento das empresas nessa situação e dá prazo até 19 de maio de 2016 para atendimento a todas as exigências da portaria de credenciamento (184/2015).  "Essas empresas, que desde o início acreditaram no projeto, já estão no meio do caminho para a regularização", explicou o chefe da Divisão de Desmanches, Gerson Drevnovicz.

Na reunião, o diretor-geral do Detran/RS, Ildo Szinvelski, ressaltou que a lei dos desmanches é um importante passo contra o roubo de veículos, e combate os índices de violência que são resultado desse tipo de crime.  "Os órgãos do Estado estão comprometidos na regularização dos CDVs e na concretização do Sistema Estadual de Desmanches. A Portaria Intersecretarial nº 001/2015, envolve as secretarias de Modernização Administrativa e de Segurança Pública, Detran/RS, Brigada Militar, Polícia Civil e IGP na rotina de fiscalização dos desmanches. A fiscalização será efetiva e quem não se regularizar, ficará impedido de atuar nessa atividade”, afirmou.

A portaria do Detran/RS também entra em vigor nesta sexta-feira (20) e revoga a portaria nº 505/11, que abriu o primeiro credenciamento das empresas no RS.

Acesse a Portaria 184/2015, do Detran/RS, que abre o credenciamento para as empresas que atuam com desmanches de veículos, venda de peças usadas e reciclagem de sucatas no Estado. E também a Portaria 185/2015, do Detran/RS, que autoriza o funcionamento das empresas na situação de Registrada Operacional pelo prazo de um ano.

Texto: Mariana Goldmeier Tochetto/Detran
Edição: Léa Aragón/CCom