Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Alunos da Ospa se preparam para apresentações em Porto Alegre

Publicação:

Escola atende em torno de 140 alunos e novos estudantes estão sendo admitidos neste mês de maio
Escola atende em torno de 140 alunos e novos estudantes estão sendo admitidos neste mês de maio - Foto: Divulgação/Ospa

Buscando levar a música para os mais diferentes espaços da cidade e mostrar seu trabalho para públicos variados, o Conservatório Pablo Komlós – Escola de Música da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre apresenta o projeto inédito Escola da Ospa na Comunidade. A iniciativa, cujo lançamento ocorrerá em evento duplo nos dias 12 e 13 de maio, contemplará uma série de recitais de grupos de alunos. No dia 12, às 15h30, será no Instituto de Cardiologia, e no dia 13, às 15h, na Fundação de Atendimento Sócio-Educativo do Rio Grande do Sul (Fase).

Para o diretor da escola, Diego Grendene de Souza, o projeto será importante tanto pelo lado social, levando a música dos alunos para um público que normalmente não frequenta concertos, quanto pelo lado pedagógico. O fato de a inauguração do projeto ocorrer no Instituo de Cardiologia é emblemático: Ivo Nesralla, presidente da Ospa e um dos grandes entusiastas da série, é também diretor-presidente da instituição. "Trata-se de uma inserção social interessantíssima da Escola de Música, e por consequência da própria Ospa", observa.

O secretário de Estado da Cultura, Victor Hugo, ressalta a relevância da iniciativa para dar visibilidade ao trabalho que a escola vem desenvolvendo. "A Escola de Música prepara esses jovens para o mundo em que eles vivem, partindo do desenvolvimento da sensibilidade para a arte. A nossa gestão quer, desde o começo, se comprometer com esse trabalho bonito, que merece ser mais conhecido. Vamos levá-lo à sociedade, às entidades, para que as pessoas saibam que isso acontece”, enfatiza.

Os alunos que vão se apresentar no dia 12, no Instituto de Cardiologia, são integrantes do quarteto de cordas DhPHaro, composto por Dhouglas da Silva e Paula Haro, alunos de violino do professor Mauro Rech; Mariana Haro, aluna de viola do professor Cosmas Grieneisen; e Priscila Smaniotto, aluna de violoncelo do professor Rodrigo Alquati. Também haverá uma participação do pianista André Carrara, professor da escola.

Já no dia 13, na Fase, ganhará destaque o quinteto de metais formado por Isac Soares e Isaías Nowinski, alunos de trompete do professor Tiago Linck; Alexandre Caldas Filho, aluno de trompa do professor Israel Oliveira; Bruno Gabriel Jardim, aluno de trombone do professor Julio Rizzo; e Jhonatas Vinícius Almeida Soares, aluno de tuba do professor Wilthon Matos. Todos os professores do conservatório são músicos da orquestra.

O projeto foi idealizado pela presidência da Fundação Ospa em conjunto com a direção artística da Orquestra e a coordenação da Escola. Haverá duas edições por mês em espaços como escolas, bibliotecas, hospitais e lares de idosos. Acompanhe o site www.ospa.org.br para saber quais serão os próximos locais de apresentação e os alunos participantes.

Sobre a Escola de Música da Ospa - Fundada em 1972, a Escola de Música da Ospa – Conservatório Pablo Komlós promove formação musical gratuita voltada para músicos de orquestra, oferecendo oportunidade de profissionalização na área. Grande parte dos instrumentistas que hoje integram a Ospa estudaram na instituição, bem como muitos músicos que atuam em outras orquestras ou nas mais diferentes áreas da música, no Brasil e no exterior.

Hoje a escola atende em torno de 140 alunos, sendo que novos estudantes estão sendo admitidos neste mês de maio. Além disso, o conservatório conta com grupos orquestrais, regidos pelo maestro e violinista Arthur Barbosa, e com um coral, dirigido pelo regente e violista Cosmas Grieneisen.

Texto: Mariana Sirena/Ospa
Edição: Cristina Lac/CCom 

Portal do Estado do Rio Grande do Sul