Governador e prefeito de Canoas buscam ações integradas para conclusão de complexo penitenciário

PORTO ALEGRE,RS, BRASIL, 07.05.2015: O governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori, recebeu, na tarde desta quinta-feira (07),  o prefeito de Canoas, Jairo Jorge, e comitiva. Foto: Karine Viana/Palácio Piratini
Governador José Ivo Sartori conversou com Jairo Jorge no Palácio Piratini - Foto: Karine Viana/Palácio Piratini

O governador José Ivo Sartori recebeu, nesta quinta-feira (7), o prefeito de Canoas, Jairo Jorge, no Palácio Piratini. Foram debatidas ações integradas para a conclusão do primeiro prédio da Penitenciária Estadual no município. Faltam ainda estação de tratamento de esgoto, rede elétrica e obras de acesso. O local tem área de  5 mil metros quadrados e vai gerar 393 vagas no regime fechado.

Conforme Sartori, apesar das dificuldades financeiras, o governo vai analisar o que pode ser feito para a finalização das obras. De acordo com Jairo Jorge, a prefeitura quer ser parceira do governo do Estado para a conclusão da penitenciária. As celas são construídas em módulos pré-fabricados com concreto especial e à prova de fogo. As outras três unidades que integram o complexo prisional somam 2,4 mil vagas.

Construído a partir de financiamento junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o complexo é formado por três unidades isoladas, além de uma área administrativa e de serviços. As unidades são independentes entre si, possuindo acesso controlado e único, e compostas por refeitório, vestiário para agentes penitenciários, setor de recepção e revista para visitas, ala de inclusão, ambulatório, salas de aula e ala carcerária com pátios internos e espaços para atividades variadas, como oficinas de trabalho.

Texto: Eliane Iensen/Palácio Piratini

Edição: Rui Felten/CCom