Esteio é pioneiro no RS na simplificação de registro de empresa

Esteio é pioneiro no RS na simplificação de registro de empresa
Município é o primeiro no Estado a se integrar à Rede Nacional para Simplificação do Registro e da Legalização de Empresa e - Foto: Adriano Rosa da Rocha/Especial

O município de Esteio está integrado à Rede Nacional para Simplificação do Registro e da Legalização de Empresa e Negócio (Redesim). O sistema começou a funcionar nessa quarta-feira (6) e beneficiará contadores e contribuintes da região.

O lançamento oficial foi no saguão da prefeitura, com a presença do secretário substituto de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Gilberto Machado Pinho. A iniciativa é uma parceria entre a Junta Comercial do Estado do Rio Grande do Sul (Jucergs), prefeitura de Esteio e Serviço Nacional de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae).

Segundo o presidente da Jucergs, Paulo Mazzardo, uma das principais vantagens da Redesim é a simplificação dos procedimentos e a redução da burocracia. Ele informa que a meta é   ligar todos os municípios gaúchos à rede.

O secretário substituto Gilberto Machado Pinho disse que, cada vez mais, o poder público deve ser facilitador das atividades da sociedade civil, principalmente dos atos que envolvem constituição e alteração de empresas na Junta Comercial.

"Não estamos lançando uma expectativa de solução, e sim uma solução", afirmou o prefeito de Esteio, Gilmar Rinaldi, durante a inauguração do sistema. "O empreendedor perde muito tempo vindo à prefeitura ou indo a outros órgãos para formalizar uma empresa. Agora, vamos agilizar o processo", enfatizou. Já o diretor-superintendente do Sebrae no RS, Derli Cunha Fialho, ressaltou o pioneirismo da administração municipal de Esteio.

Os usuários já podem fazer abertura, fechamento e alteração de empresas sem a necessidade de sair de Esteio, já que o novo sistema atua utilizando a integração de dados entre os órgãos e entidades conveniadas.

Texto: Denise Rodrigues/Ascom-Jucergs

Edição: Rui Felten/CCom