Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Festa da Polenta comemora os 140 anos da Imigração Italiana no RS

Publicação:

PORTO ALEGRE,RS, BRASIL, 06.05.2015: O governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori, recebeu, na manhã desta quarta-feira (06), de comitiva de representantes do município de Flores da Cunha, o convite para o 25º Manjar de Polenta. Foto: Luiz
Governador foi convidado para as festividades, que começam dia 17 de maio, em Flores da Cunha - Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini

Dura, mole, frita ou grelhada, a polenta vai ganhar a rua no próximo dia 17 em Flores da Cunha. A 25ª Magnar di Polenta deve reunir cerca de mil pessoas da comunidade e convidados. O convite foi entregue nesta quarta-feira (6) pelo prefeito do município, Lídio Scortegagna, ao governador José Ivo Sartori.  Ao confirmar a presença, Sartori disse que vai prestigiar a festa "como um legítimo gringo" e provar cada tipo de polenta.

O prato tem origem na região norte da Itália. Era omais consumido pela  população e os legionários romanos. No Rio Grande do Sul, a polenta foi trazida pelos imigrantes italianos. Hoje, faz parte da variada culinária gaúcha.

A 25ª Magnar di Polenta é realizada na Capela de Santa Juliana, Distrito de Mato Perso, em Flores da Cunha. Celebrando os 140 anos da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul, o evento terá início às 10h, com missa festiva celebrada pelo padre Jorge Parisotto e cantada pelo Coral Santa Juliana. Após, haverá o momento cívico homenageando os 25 anos do 4º Distrito de Mato Perso e os 91 anos do município de Flores da Cunha, com apresentação de canções e danças italianas, pelos alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental Antônio de Souza Neto. 

No cardápio do almoço, os sabores serão da típica refeição italiana, com destaque para a polenta preparada das mais diversas formas, queijo frito, macarrão, radicci com bacon, maionese, pão, menarosto de codorna, galeto, porco, suco de uva, vinho branco e tinto, sagu, grostoli e café.

Ao longo da festa, o grupo Girotondo estará entre as atrações. O evento vai contar também com exposição de carros antigos. Os ingressos são limitados e custam R$ 50,00 por pessoa. Telefones para contato: (54) 3026-6760,  3026-6857 e 3026-6727.

Texto: Nilton Schüller/Palácio Piratini

Edição: Rui Felten/CCom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul