Sartori destaca importância do Fórum do Software Livre

PORTO ALEGRE,RS, BRASIL, 04.05.2015: O governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori, recebeu, na tarde desta segunda-feira (04), representantes do 16º Fórum Internacional Software Livre (FISL16). Foto: Karine Viana/Palácio Piratini
Organizadores do evento estiveram com o governador em encontro no Palácio Piratini - Foto: Karine Viana/Palácio Piratini

Em encontro com representantes do 16º Fórum Internacional do Software Livre (FISL), que será realizado entre 8 e 11 de julho, em Porto Alegre, o governador José Ivo Sartori destacou a importância do evento e as iniciativas que contribuem para a difusão da tecnologia e da inovação.

Com previsão de atrair 6 mil participantes ao Centro de Eventos da PUCRS, o FISL é considerado uma referência para comunidades de software livre. Entre os principais valores da organização, está a manutenção da transparência na tecnologia, seja nos códigos, nos padrões abertos ou na luta pela internet livre e neutra.

Em 2014, o FISL reuniu representantes de 23 estados, 21 países, 23 patrocinadores, 58 expositores, 16 grupos de usuários de tecnologia, 388 atividades (entre palestras e workshops) e teve mais de 500 horas de atividades, ressaltou o coordenador-geral da Associação Software Livre, Sady Jacques. Segundo ele, o software livre pode contribuir também para o desenvolvimento sustentável, oferecendo soluções para micros e pequenas empresas.

Presente no encontro, o presidente da Procergs, Antônio Ramos, disse que o desafio é a compatibilização de informações em diferentes plataformas. Lembrou ainda que governos e prefeituras vêm usando software livre e que a discussão, ao longo dos anos, vem se concentrando na tecnologia e nas formas de melhorar sua aplicação.

Da audiência, participaram ainda o coordenador financeiro da Associação Software Livre, Ricardo Fritsch, e o coordenador de relações institucionais da organização, José Henrique Schwengber.

Texto: Eliane Iensen/Palácio Piratini

Edição: Rui Felten/CCo