Ospa dedica concerto ao piano clássico

Ospa dedica concerto ao piano clássico
Apresentação terá obras de Brahms e Mozart - Foto: Giovanna Pozze/ Divulgação

Duas peças clássicas escritas para piano e orquestra são o destaque do quinto concerto da Série Theatro São Pedro da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre. Na próxima terça-feira (12), às  20h30, a Ospa apresenta, sob a batuta do maestro paulista Abel Rocha, o "Concerto para Piano e Orquestra em Ré Maior", de Franz Joseph Haydn (1732-1809), e "Rondó em Ré Maior (tema com variações)", de Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791). O solista da noite é o pianista gaúcho Max Uriarte. No programa estão também a "Abertura Festival Acadêmico", de Johannes Brahms (1833-1897), e a "Sinfonia Júpiter", de Mozart. Os ingressos custam entre R$ 10 e 40, e já estão à venda na bilheteria do teatro.

"O repertório foi pensado a partir das peças que contarão com a participação do solista. Em torno dessas obras, foram selecionadas outras duas composições relacionadas ao Classicismo que dialogam com a programação da temporada da Sinfônica", comenta Abel Rocha, atual regente titular da Orquestra Sinfônica de Santo André. O maestro tem em seu currículo a direção artística da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo e do Theatro Municipal de São Paulo. Foi ainda regente titular da banda sinfônica paulista e da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo.

Max Uriarte, pianista que se especializou em Viena e Zurique e viveu por mais de uma década na capital austríaca, destaca os aspectos em comum das duas obras que contarão com o seu solo, que foram compostas exatamente na mesma época, entre 1782-1784. "Ambas estão escritas em Ré Maior, tonalidade festiva e extrovertida. São da maturidade dos compositores, que eram grandes amigos, e representam o estilo clássico vienense do final do século XVIII. São tecnicamente muito brilhantes, sendo também cheias de espírito e alegria, não lhes faltando, porém, profundidade", afirma.

Dos concertos para piano escritos por Haydn, o que a Ospa executará é o mais célebre e o mais tocado no mundo inteiro. O Rondó de Mozart que integra o programa, que consiste em uma série de variações sobre um tema, também obteve grande sucesso: "em sua estreia, ele teve que ser bisado inteiramente", sublinha Uriarte.

A "Abertura Festival Acadêmico" foi escrita por Brahms em 1880, na ocasião de sua graduação pela Universidade de Breslau. Já a "Sinfonia Júpiter" foi a última das três sinfonias feitas por Mozart no verão de 1788.

Mais informações pelo site www.ospa.org.br ou pelo telefone (51) 32227387.

Texto: Mariana Sirena/ Imprensa Ospa
Edição: Eliane Iensen /CCOM