Começa nesta sexta-feira a 17ª Fenamilho em Santo Ângelo

Fenamilho
Festival Regional de Pratos Típicos de Milho está entre os destaques da programação, que segue até 10 de maio - Foto: Divulgação/Emater

A partir desta sexta-feira (1º) até 10 de maio, a agricultura familiar terá destaque especial na programação da 17ª Fenamilho Internacional, em Santo Ângelo. Mostra Tecnológica, Dias de Campo e festival de pratos à base de milho estão entre as atrações do evento, no Parque de Exposições Siegfried Ritter.

Na Mostra Tecnológica da Agricultura Familiar, podem ser conferidas a Casa Colonial e parcelas temáticas de pomares e hortas domésticos, plantas de cobertura de solo, variedades de milho e setor leiteiro, em espaço coordenado e organizado pela Emater/RS-Ascar, em parceria com as secretarias municipais de Agricultura e de Meio Ambiente e a Comissão Central da Fenamilho.

A novidade desta edição é a demonstração de um silo secador de grãos e de um Relógio do Corpo Humano com plantas medicinais. Durante os dez dias, extensionistas da Emater/RS-Ascar estarão à disposição no local para receber os visitantes e esclarecer sobre os objetivos de cada setor.

Na Casa Colonial, inserida no espaço da Mostra Tecnológica, diariamente participarão agricultoras da região, sendo representado um município por dia. Elas ficarão encarregadas de produzir pratos típicos de seu município ou receitas à base de milho.

Segundo o chefe do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar, Álvaro Uggeri Rodrigues, em torno de 1.400 pessoas são esperadas nos Dias de Campo que vão ocorrer no espaço da Mostra Tecnológica, em 4 e 5 de maio, a partir das 9h. O Dia de Campo, organizado pela Emater/RS-Ascar, contempla estações temáticas sobre utilização e armazenamento de água, sistema silvipastoril e espécies forrageiras, manejo da ordenha, segurança alimentar, silo secador de grãos e manejo do solo.

Na terça-feira (5), o público terá a oportunidade de participar do 2º Fórum Estadual da Agroenergia, com o tema O Desenvolvimento Regional Via Etanol Amiláceo, promovido pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo, Emater/RS-Ascar, Fenamilho Internacional, Vinema, Fetag, prefeitura de Santo Ângelo e Embrapa. Entre as 13h30 e 14h30, haverá painéis sobre desafios na atual assistência técnica e extensão rural gaúchas, coordenado pelo presidente da Emater/RS, Clair Kuhn; demandas e viabilidade das matérias-primas alternativas para etanol amiláceo, apresentadas pelo engenheiro agrônomo Valdir Zonin; novas culturas para etanol e a pesquisa oficial, abordadas pelo chefe geral da Embrapa Clima Temperado, Clenio Pillon; demanda, disponibilidade e potencial regional de madeira-lenha para as indústrias de etanol, explanados pelo engenheiro florestal Jorge Schirmer, da Shirmer & Correa Ltda; e investimentos industriais no etanol gaúcho, perspectivas e impactos regionais dos empreendimentos, pelo engenheiro Vilson Machado, da Vinema.

Pratos típicos - Atração já tradicional na Fenamilho Internacional, o Festival Regional de Pratos Típicos de Milho será realizado quarta-feira (6), a partir das 14h, no Auditório Central do Parque de Exposições. Desde o início do ano, 34 municípios da região organizaram seleções locais para escolha dos pratos participantes, nas categorias doce e salgado.

O Parque de Exposições Siegfried Ritter, durante a Fenamilho, estará aberto no feriado e em final de semana, das 10h às 22h, e nos dias úteis, das 14h às 22h.

Texto: Deise Froelich/Emater/RS-Ascar-Regional Santa Rosa

Edição: Rui Felten/CCom