Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Campanha de vacinação contra aftosa começa nesta sexta-feira

Publicação:

Serão distribuídas vacinas gratuitas para produtores com até 30 animais enquadrados no Pronaf e PecFam – o que representa 78% dos pecuaristas
Serão distribuídas vacinas gratuitas para produtores com até 30 animais enquadrados no Pronaf e PecFam – o que representa 78% - Foto: Fernando Dias

Começa nesta sexta feira (1º) a campanha de vacinação contra a febre aftosa no Rio Grande do Sul. O ato oficial, que contará com a presença do governador José Ivo Sartori e do secretário de Agricultura e Pecuária, Ernani Polo, será em Três de Maio, à tarde, na propriedade de Neri Schroer, na localidade de Lajeado Cachoeirinha, próxima a BR-472. Desde 2002 não há circulação viral no Estado – o último foco foi em Joia.

A Secretaria da Agricultura e Pecuária vai conseguir manter em 100% o valor destinado à aquisição de vacinas para doação aos pecuaristas - chegando a R$ 8 milhões. Serão distribuídas gratuitamente doses para produtores com até 30 animais, que estejam enquadrados no Pronaf e no PecFam – o que representa 78% dos pecuaristas.

O Rio Grande do Sul é o único estado brasileiro a doar vacinas contra a febre aftosa. A campanha de imunização vai até o dia 31. "Com o cumprimento dos recursos orçamentários, sem cortes, vamos atender à ampla maioria dos proprietários de bovinos do RS", afirma Ernani Polo.

O secretário salienta que a imunização é uma importante ferramenta contra a aftosa. "O produtor precisa estar atento às medidas de defesa sanitária e vacinar adequadamente o seu rebanho. Precisamos concentrar esforços e avançar em nosso status sanitário", alerta Polo.

Atualmente o RS é considerado zona livre com vacinação e quer buscar o status sanitário de zona livre sem vacinação. A mudança no status representa a abertura de novos mercados para carne bovina gaúcha, como o da Rússia, além de ter reflexos em outras cadeias, como as de aves, suínos e do setor leiteiro, que deixam de exportar para mercados importantes - como o Japão -, devido à necessidade de imunizar o rebanho.  

O presidente do Fundo Estadual de Sanidade Animal (Fundesa), Rogério Kerber, reforça que a conscientização dos produtores é o melhor caminho para o avanço do status sanitário do Estado. "Tivemos muitos progressos com a informatização e modernização das Inspetorias de Defesa Agropecuária, a reestruturação dos Postos Fixos de Divisa e a realização de concurso público para o ingresso de novos fiscais. Precisamos garantir também o total comprometimento dos produtores para alavancar a economia do RS”, completa.

Texto: Alexandre Farina/Seapa
Edição: Cristina Lac/CCom 

Portal do Estado do Rio Grande do Sul