Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Cairoli abre a 33ª Olimpíada Rural de Arroio do Tigre

Publicação:

Vice-governador
Destaque ficou com o cabo de guerra, vencido pela Juventude Unida Linha Palheta - Foto: Divulgação GVG

O vice-governador José Paulo Cairoli abriu, nessa quarta-feira (29), a 33ª Olimpíada Olimpíada Rural de Arroio do Tigre, no Vale do Rio Pardo, considerada a maior competição deste tipo do país, que reúne centenas de jovens divididos em 17 associações da Juventude. O evento, organizado pela Ajurati (Associação da Juventude Rural de Arroio do Tigre) e apoio da Emater-RS, reuniu mais de 2 mil pessoas no Ginásio Tigrão, no Centro. No primeiro dia de provas o destaque ficou com o cabo de guerra, vencido pela Juventude Unida Linha Palheta, numa disputa que contagiou o público, que torceu muito pelo quinteto. 

"Reiteramos que nosso governo lutará para manter a Emater e possibilitar que mais ações deste tipo que estamos vendo aqui e que só é possível pela participação da instituição ligada ao meio rural", observou o vice-governador. Cairoli destacou o espírito de confraternização dos participantes e o elevado nível de competitividade, uma vez que existe uma saudável rivalidade entre as associações. Para ele, a festa faz parte de um conjunto de ações que tem como objetivo manter os jovens no campo, prepará-lo e o qualificá-lo e isso faz parte do Rio Grande que dá certo. 

Ao dirigir-se aos jovens que acompanhavam atentamente sua manifestação, ele explicou as dificuldades financeiras por que passa o Estado e pediu para que todos se unam para juntos trabalharem para recuperar o Estado e possibilitar que ele volte a crescer e desenvolver. "Vocês fazem parte de um Rio Grande que produz e cresce. Para recuperarmos o Estado e o transformarmos em um lugar que possamos viver e constituir nossas famílias, precisamos que todos façam a sua parte. Sigam produzindo e com cada vez mais eficiência”, disse, antes de dar por aberta a Olimpíada. 

União das famílias 

O prefeito do Município, Gilberto Rathke saudou a presença de José Cairoli, ressaltando ser esta a primeira vez que a Olimpíada é aberta com a presença de um governador ou vice-governador. "É importante que o senhor veja e leve ao conhecimento do governador Sartori a união das famílias que mantêm firme o espírito o cristão e o amor pelo campo", salientou, acrescentando que em muitas provas existem a participação de duas ou até mesmo três gerações de uma mesma família. Entre as competições que serão disputadas até sábado (2), estão serrote (onde vence que for mais rápido), vôlei, pênaltis e atletismo. 

Também estiveram presentes na cerimônia de abertura o secretário do Desenvolvimento Rural e Cooperativismo, Tarcísio José Minetto, o deputado estadual Adolfo Brito, o presidente da Emater-RS/Ascar, Clair Kuhn, o presidente da Ajurati, Carlos Joceli da Silva, e o presidente da Fundergs, Joli Kaercher, entre outras lideranças da região.

  

Texto: Paulo Ricardo Fontoura/GVG
Edição: Léa Aragón/CCom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul