Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Aplicativo disponibiliza dados sobre a realidade social do Rio Grande do Sul

Publicação:

PORTO ALEGRE,RS, BRASIL, 29.04.2015: A secretária extraordinária do Gabinete de Políticas Sociais, Maria Helena Sartori, participou, na tarde desta quarta-feira (29), do lançamento do aplicativo Mapa Social, software que congrega indicadores sociais do
Para Maria Helena Sartori, dados vão possibilitar a todos os gaúchos, especialmente aos gestores públicos, uma análise do mapa - Foto: Karine Viana/Palácio Piratini

Para oferecer um panorama da realidade social do Rio Grande do Sul e dos municípios gaúchos, o Ministério Público do Estado lançou, na tarde desta quarta-feira (29), o aplicativo Mapa Social, ferramenta que reúne indicadores divulgados por diferentes instituições e órgãos públicos. O software vai possibilitar a identificação de carências nas áreas de educação, saúde e segurança pública, uma vez que oferece aos cidadãos e aos gestores públicos um instrumento para o controle social das instituições e melhoria dos serviços públicos.

O lançamento contou com a presença do procurador-geral de Justiça, Eduardo de Lima Veiga, da secretária extraordinária do Gabinete de Políticas Sociais, Maria Helena Sartori, representando o governador José Ivo Sartori, e do secretário da Justiça e dos Direitos Humanos, César Faccioli, entre outras autoridades, e foi realizado na sede do Ministério Público.

Com o aplicativo, é possível, por exemplo, identificar o percentual de municípios que atingiram as metas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), o cumprimento das taxas de atendimento na oferta de vagas na educação infantil, o panorama com a proporção de habitantes por profissional médico no Rio Grande do Sul, os índices de crimes violentos e crimes contra a mulher por mil habitantes e o ranking das escolas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O procurador Eduardo de Lima Veiga salientou que a iniciativa é inédita do Ministério Público gaúcho. "Tenho certeza que essa ferramenta vai qualificar a atuação do serviço público e proporcionar que o cidadão comum possa cobrar melhores serviços com argumentos", afirmou.

Maria Helena Sartori disse que os dados vão possibilitar a todos os gaúchos, especialmente aos gestores públicos, uma análise do mapa social do Estado, que pode contribuir com a definição de prioridades. "Muitas vezes o gestor público pensa em projetos que não são aqueles os quais o seu município realmente necessita. O cruzamento desses dados é uma grande ferramenta de avaliação e fundamentalmente de serviço a todos os poderes no sentido de priorizar metas e de estabelecer o controle de resultados”, explicou.

Segundo Eduardo de Lima Veiga, "o principal objetivo é que o Mapa Social seja um instrumento não só do Ministério Público, mas de toda a sociedade gaúcha, contribuindo efetivamente para a transformação da realidade social".

Para consultar o aplicativo, basta acessar o endereço eletrônico www.mprs.mp.br/mapa_social.

Texto: Sílvia Lago/Palácio Piratini
Edição: Cristina Lac/Coordenação de Comunicação

Portal do Estado do Rio Grande do Sul