Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Pesquisa agropecuária será tema de audiência pública na Assembleia Legislativa

Publicação:

Audiência
Audiência é fruto do diálogo entre os parlamentares e direção da Assep - Foto: Galileu Oldenburg/ Agência ALRS

Os programas e projetos de pesquisa conduzidos pela Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro) serão tema de audiência pública agendada para esta quinta-feira (30), às 10 horas, no plenarinho da Assembleia Legislativa. A audiência foi aprovada depois de requerimento apresentado pelos deputados Gabriel Souza e Zilá Breitenbach à Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo. 

A audiência é fruto do diálogo entre os parlamentares e a direção da Associação dos Servidores da Pesquisa Agropecuária (Assep), entidade que representa os servidores da Fepagro. "Queremos a valorização da área de pesquisa no Estado, e a criação de um espaço na Assembleia para debater esse assunto nos auxiliará", frisa o pesquisador Samuel Mazzinghy Alvarenga, presidente da Assep. 

O deputado Gabriel Souza, que é médico veterinário, ressalta que a pesquisa agropecuária deve ser tratada como prioridade pelo Parlamento gaúcho e pelo governo do Estado, garantindo que os projetos e os programas de pesquisa da Fepagro tenham continuidade e sejam modernizados. "Precisamos saber qual é a real situação da pesquisa agropecuária e o que poderemos fazer para que ela seja cada vez mais atuante", destaca. 

Para a deputada Zilá, é importante que o Parlamento busque mais informações sobre a atual situação do órgão estadual de pesquisa agropecuária. "Queremos valorizar e estimular o melhor aproveitamento da pesquisa nos diferentes sistemas produtivos, agregando assim mais valor às matérias-primas agropecuárias", explica. 

Foram convidados para debater o tema a Secretaria da Agricultura e Pecuária, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, UFRGS, Uergs, Fapergs, Fundação Zoobotânica, Irga, Embrapa, Emater, Ocergs/Sescoop, Fundesa, Fetag, Farsul, Crea e CRMV-RS, entre outros.

 

Texto: Elaine Pinto e AL-RS
Edição: Léa Aragón/CCom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul