Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Porto Alegre sedia debate sobre Gabinete Digital do Ministério da Cultura

Publicação:

Gabinete Digital MinC
Secretário da Cultura, Victor Hugo (centro), participou do encerramento do primeiro ciclo de debates Diálogos em Rede - Foto: Divulgação/Cultura

O primeiro ciclo de debates "Diálogos em Rede", sobre a criação do Gabinete Digital do Ministério da Cultura (MinC), se encerrou nesta segunda-feira (27), com encontro em Porto Alegre. Esta foi a quinta rodada de discussões. A reunião, mediada pelo presidente da Associação dos Escultores do Rio Grande do Sul, Vinícius Vieira, foi realizada no Ponto de Cultura Solar do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB) e teve a participação do secretário estadual da Cultura, Victor Hugo. 

O debate teve a presença também do secretário de Articulações Institucionais do MinC, Vinícius Wu, do consultor em tecnologias livres, Marcelo Branco, do conselheiro estadual de Cultura, Neidmar Roger Charão Alves, do vice-presidente do IAB-RS, Rafael Passos, e de integrantes do Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo, Conselho Nacional de Culturas Populares e Colegiado de Culturas Afro-Brasileiras.

A pauta de discussões incluiu o planejamento de reestruturação do Conselho Nacional de Políticas Culturais (CNPC) e a definição de um novo modelo de Conferência Nacional de Cultura. "Tudo isso implica mudanças no funcionamento do Conselho Nacional de Política Cultural e no atual modelo de conferência. A meta é desdobrá-lo em abertura de novos canais de interação mais efetivos, transparentes e democráticos entre o Ministério da Cultura e a cidadania", destacou Wu.

Victor Hugo reafirmou a participação da Secretaria da Cultura nesse processo e o compromisso com a proximidade e a sincronia do Rio Grande do Sul com a gestão do ministro Juca Ferreira.

A documentação das cinco edições do "Diálogos em Rede" estará aberta para contribuições até o final de maio. Pode ser acessada pelo site www.culturadigital.br/dialogos.

Texto: Assessoria de Comunicação/Cultura

Edição: Rui Felten/Coordenação de Comunicação

 

Portal do Estado do Rio Grande do Sul