Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Entidade médica e Estado em parceria pela saúde vascular da população

Publicação:

Políticas sociais
Reunião da coordenadora de Marketing Luciana Franco e Maria Helena Sartori - Foto: Karine Viana

Para promover a saúde vascular da população, a Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular - Regional Rio Grande do Sul (SBACV-RS) apresentou projetos desenvolvidos pela entidade em reunião com a secretária extraordinária do Gabinete de Políticas Sociais, Maria Helena Sartori, no final nessa quinta-feira (23) no Palácio Piratini. As doenças vasculares, como acidente vascular cerebral (AVC), aneurisma da aorta, varizes e trombose venosa, estão entre aquelas que mais matam no Brasil e têm forte impacto socioeconômico, pois são responsáveis por significativas taxas de faltas ao trabalho.

No encontro, a coordenadora de Marketing da SBACV-RS, Luciana Franco, relatou as atividades desenvolvidas durante o Agosto Azul e o Dia V – Dia da Consciência Vascular, ações promovidas para prevenir e conscientizar sobre causas e sintomas das doenças vasculares. Para este ano, está programada a quinta edição do Dia V, data que tem a finalidade de alertar as pessoas para a prevenção da saúde vascular, uma vez que a desinformação é fator agravante na maioria dos casos.

Legislação

A Lei 14.059/2012, proposta pelo então deputado estadual Gerson Burmann, instituiu a Semana Estadual da Saúde Vascular. Neste ano, a SBACV-RS, que é presidida pelo cirurgião vascular Marco Aurélio Grüdtner, trabalha pela homologação da Lei Federal que constitui o Dia V no país, em parceria com o deputado federal Darcísio Perondi.


Texto: Silvia Lago
Edição: Redação Palácio Piratini/Coordenação de Comunicação

Portal do Estado do Rio Grande do Sul