Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Secretaria dá início à elaboração de programa estadual de gestão de solos e água

Publicação:

Secretário Ernani Polo apresentou projeto aos secretários de agricultura do Paraná e Santa Catarina
Ernani Polo apresentou projeto aos secretários de agricultura do Paraná e Santa Catarina - Foto: Fernando Dias/Seapa

O Rio Grande do Sul está dando início à elaboração do Programa Estadual de Gestão de Solos e Água. Nesta quinta-feira (23), a Secretaria de Agricultura e Pecuária realizou reunião de trabalho, em que apresentou a ideia do projeto a órgãos de governo e instituições relacionadas a pesquisa e extensão rural. Para esta apresentação, o secretário Ernani Polo contou com a presença do secretário de Agricultura e Abastecimento do Paraná, Norberto Ortigara, e do secretário adjunto de Santa Catarina, Airton Spies. Os dois estados do Sul do país já possuem programas de sucesso em gestão de águas e solos e podem ser fonte para a iniciativa gaúcha.

O programa, que será lançado ainda em 2015, durante o ano Internacional dos Solos da ONU, será estruturado por um comitê, composto por Secretaria da Agricultura e Pecuária, Secretaria de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo; Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Secretaria da Educação; Emater; Embrapa Fecoagro; Fepagro; Fetag; Farsul; Fiergs; Famurs; Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento; Ministério do Desenvolvimento Agrário; Núcleo da Região Sul da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo; BNDES, Sintargs, escolas técnicas agrícolas e demais instituições afins.

Em apresentação realizada pelo pesquisador da Embrapa Trigo, José Denardin, foi reforçada a ideia de que existe um risco mundial de colapso dos solos, em estágio progressivo, e que o Brasil precisa fortalecer as ações em manejo e conservação de solos. Neste sentido, o secretário da Agricultura e Pecuária, Ernani Polo, ressaltou a relevância da criação do programa estadual de gestão de solos e água no RS, devido ao potencial de retorno que pode representar.

"Estaremos realizando um programa de Estado, que seja permanente e que garanta um novo cenário para as novas gerações, fazendo um trabalho focado na importância do cuidado com o solo e a água, atuando com dois eixos muito claros: aumento da produção de alimentos e preservação do meio ambiente. Temos um grande potencial agropecuário no RS e precisamos focar no aumento de nossa produtividade, o que é extremamente possível com um programa abrangente e adequado de manejo de solos e água. Para isto estamos iniciando esta coleta de sugestões que serão incorporadas no grupo de trabalho que irá estruturar o programa, que deverá ser lançado oficialmente nos próximos meses", diz o secretário Ernani Polo. 

O programa também terá caráter educativo, chamando a sociedade para a importância do cuidado com o solo: “A ideia é difundir a cultura do manejo correto do solo e da água nas escolas, nas universidades, junto aos produtores e sociedade em geral. Vamos aproveitar que em 2015 comemoramos o ano internacional dos solos para despertar a necessidade destas práticas, para aumentar a produtividade com preservação  ambiental", ressaltou o secretário.

Texto: Alexandre Farina/Seapa
Edição: Redação Palácio Piratini/Coordenação de Comunicação

Portal do Estado do Rio Grande do Sul