Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Confirmadas as 15 entidades selecionadas para a Rede Parceria Social

Publicação:

Rede Parceria Social
Termo de parceria foi assinado em março entre o secretário Miki Breier (à esquerda) e o presidente do Conselho das Empresas - Foto: Divulgação/STDS

O governo do Estado, através da Secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Social (SDTS), confirmou, nesta quarta-feira (22), a relação das 15 entidades selecionadas para receberem recursos da Rede Parceria Social. Firmada entre o governo do Estado e o Instituto Elisabetha Randon, a iniciativa vai destinar R$ 500 mil para o patrocínio de entidades gaúchas que desenvolvem trabalhos com  crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos, oferecendo atividades complementares no contraturno escolar.

Após a análise da Comissão de Avaliação de Projetos (CAP) da STDS, foram classificadas: Ação Social Getuliense Nossa Senhora da Salete - Lar da Menina, de Getúlio Vargas; Associação Bentogonçalvense de Convivência e Apoio à  Infância e Juventude (Abraçai), de Bento Gonçalves; Associação Beneficente em Prol da Infância e da Juventude (Abinjuv), de Camaquã; Entidade de Assistência à Criança e ao Adolescente (ENCA), de Caxias do Sul; Associação de Deficientes do Alto Uruguai (ADAU) e Centro Cultural e Assistencial São Cristóvão (Cecris), de Erechim; Centro de Formação Teresa Verzeri, de Esteio; Associação Criança e Adolescente Construindo Cidadania - Amor Perfeito, de Lagoa Vermelha; Associação de Assistência à Infância e Adolescência (Saidan), de Lajeado; Associação Beneficente Evangélica da Floresta Imperial (Abefi), de Novo Hamburgo; Aldeia da Fraternidade (Aldeia SOS ) e Obra Social Imaculado Coração de Maria (Osicom), de Porto Alegre; Instituto Lenon Joel pela Paz, de São Leopoldo; Casa Abrigo Divina Providência e Associação Vacariense de Auxílio aos Necessitados (SVAN), de Vacaria.

Documentação - Conforme o secretário Miki Breier, cada instituição deverá receber, em média, R$ 30 mil. "O passo seguinte à divulgação das entidades selecionadas é a entrega da documentação exigida ao Instituto Elisabetha Randon, para assinatura do termo de compromisso. Ao todo, o edital recebeu 59 inscrições de todo o Estado, o que demonstra a importância que esta ação tem junto às entidades sociais", afirma.

Os recursos são liberados pelo Executivo, através de renúncia fiscal, por meio da Lei da Solidariedade. O termo de parceria foi assinado em março, entre o secretário Miki Breier, o presidente do Conselho de Administração das Empresas Randon, Raul Anselmo Randon, a diretora-presidente do Instituto Elisabetha Randon, Maurien Helena Randon Barbosa, e a coordenadora do Departamento de Responsabilidade Social da STDS/RS, Angelita Souza.

Esta é a sexta edição em que a empresa participa como entidade âncora da Rede, através do Instituto Elisabetha Randon, possibilitando o atendimento a  mais de 7 mil crianças em projetos sociais em diversas cidades.

A Rede Parceria Social é uma iniciativa do Executivo gaúcho em cooperação com a iniciativa privada e organizações da sociedade civil, viabilizada através da Lei da Solidariedade, que permite às empresas com ICMS a recolher destinarem parte do imposto a projetos sociais. "A lei nos permite agilidade na liberação dos recursos. Além disso, garante que o empresário escolha o projeto que quer financiar, e ainda assegura transparência na transferência dos recursos", lembra Miki Breier.

IER - O Instituto Elisabetha Randon é uma Oscip (Organização da Sociedade Civil com Interesse Público). Foi criado pelas Empresas Randon em 2003, com o objetivo de executar ações de responsabilidade social que apoiem ou desenvolvam programas com foco na formação de crianças e adolescentes, educação para o trânsito, cultura e voluntariado. Entre as iniciativas, destacam-se os programas Florescer, Ser Voluntário e Vida Sempre.

Texto: Assessoria de Comunicação/STDS

Edição: Redação Palácio Piratini/Coordenação de Comunicação

Portal do Estado do Rio Grande do Sul