Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Rede Saúde define ação conjunta para criação de programa de combate à leptospirose

Publicação:

Desenvolvimento de teste de diagnóstico rápido da doença foi estabelecido como prioridade em reunião na sede da FEPPS
Desenvolvimento de teste de diagnóstico rápido da doença foi estabelecido como prioridade em reunião na sede da FEPPS - Foto: Divulgação/FEPPS

A Fundação Estadual de Produção e Pesquisa em Saúde (FEPPS), em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), sediou nesta quinta-feira (23) encontro das instituições da Rede Saúde para debater leptospirose, um dos problemas de saúde do Estado. Ao ano, são registrados 400 casos no Rio Grande do Sul, com um índice de 10% de letalidade.

A iniciativa visa oportunizar o diálogo entre as instituições de saúde e agências de fomento na busca de investimentos para o combate à doença. Entre as prioridades, está o desenvolvimento de teste de diagnóstico rápido. O RS é o 5º estado brasileiro com maior taxa de leptospirose.

O estudo sobre Leptospirose no Rio Grande do Sul, feito pela assessora da interface Saúde Humana e Animal da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS)/Washington, Cristina Schneider, e o trabalho sobre o tema do Centro de Referência Nacional e Centro Colaborador da OMS em Leptospirose, organizado por Martha Pereira, foram apresentados e serviram de referencial para criação de um projeto integrado de colaboração entre os membros da Rede Saúde em Leptospirose como um piloto para atuação conjunta, futuramente em outras áreas fundamentais da saúde pública.

A reunião teve a abertura da presidente da FEPPS, Neusa Kempfer, e do consultor da Fiocruz Paulo Piza Teixeira. A diretora técnica da FEPPS, Silvia Spalding, foi a mediadora. Participaram da reunião Gilberto Schwartsmann (HCPA), Fernando Karam (Fepagro), Sérgio Coletto (Lacen/FEPPS), Gabriela Cavagni (Seapa), Diego Viali dos Santos (Mapa), Silvia Czermainski (FEPPS), Roselle Mendes (SES), Rogério Rodrigues (Seapa), Gustavo Buss (Fiocruz), Alcindo Feria (UFRGS), Paulo Mayorga (FEPPS), Rafael Roesler (UFRGS), Rodrigo Krüger (UFPEL), Celso dos Anjos (SES), Augusto Cunha (Fepagro), Denise Sarti (CEVS), Viviane Sebben (CIT/FEPPS), José Antônio Simões Pires Neto (Fepagro), Elanir Zanetti (Lafergs/FEPPS), Sabrina Almeida (CDCT/Fepps), Roselle Mendes (SES), Dóris Brack (CEVS), Sirlei Famer (CEVS), Edmilson dos Santos (CVES), Loeci Timm (Lacen/FEPPS), Fernando Kappke (Lacen/FEPPS).

Texto: Janis Loureiro
Edição: Redação Palácio Piratini/Coordenação de Comunicação

Portal do Estado do Rio Grande do Sul