Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Escritor Jaime Cimenti é o novo diretor do Instituto Estadual do Livro

Publicação:

IEL Cultura
Vitor Hugo e Jaime Cimenti - Foto: Divulgação Cultura

O secretário da Cultura, Victor Hugo, anunciou, nesta quinta-feira (23), quando se comemora o Dia Internacional do Livro, Jaime Cimenti como diretor do Instituto Estadual do Livro (IEL). 

Nascido em Bento Gonçalves há 61 anos, Cimenti é formado em Direito e subprocurador Regional do Trabalho aposentado. A paixão pela escrita começou na infância, mas foi 1977 que deu os primeiros passos como colaborador em jornais e revistas. Desde o início dos anos 1990 é colunista do Jornal do Comércio, do Fala Bom Fim e da Usina do Porto.

Como escritor, Jaime Cimenti publicou os livros de contos 'Lâminas Paralelas' e 'O Nome da Relação'. Também é coautor em mais 30 antologias de crônicas e contos. Recebeu o Prêmio ARI de Crônica em 2004 e o título de Amigo do Livro, da Câmara Rio-grandense do Livro. Em casa, seu acervo conta com mais de 20 mil obras literárias. Além de diretor cultural da Associação Leopoldina Juvenil, Cimenti participou dos conselhos Estadual da Cultura, Fundação Piratini, OSPA e Instituto Estadual do Livro. 


Texto: Roberta Amaral
Edição: Redação Palácio Piratini/ Coordenação de Comunicação 

Portal do Estado do Rio Grande do Sul