Teatro de Passo Fundo será reinaugurado em maio

teatro Passo Fundo
Teatro Múcio de Castro fica em um prédio construído em 1883 - Foto: Divulgação Cultura

O Teatro Múcio de Castro, de Passo Fundo, será reinaugurado no dia 15 de maio. A data foi definida, nessa quarta-feira (22), durante encontro entre o secretário da Cultura, Victor Hugo, o prefeito da cidade, Luciano Azevedo, o secretário municipal da Cultura, Pedro Almeida, e o coordenador local da área.

Antigo reduto da cultura de Passo Fundo, o Teatro Múcio de Castro fica em um prédio construído em 1883 e já abrigou três clubes, um quartel, o Colégio Elementar, o jornal O Gaúcho, o Poder Judiciário e a Câmara de Vereadores. Os 12 grupos de artes cênicas da cidade estão se preparando para a reinauguração.

No ano passado, o espaço passou por um processo de restauração das alvenarias, recuperação do telhado e esquadrias com a preservação do aspecto histórico original e nova pintura definida a partir de prospecção pictórica. Também recebeu novos carpetes, poltronas e cortinas, criação de antecâmaras, implementação de sistema de condicionamento de ar, ampliação da parte posterior para melhorar o acesso dos camarins ao palco e adaptação dos banheiros masculino e feminino para portadores de necessidades especiais.

No dia 25 de setembro 1990, o Teatro Múcio de Castro se transformou em patrimônio histórico. Já em 2003, o conjunto arquitetônico foi oficialmente reconhecido em Lei Municipal nº 4097, como Espaço Cultural Roseli Doleski Pretto, uma homenagem a artista plástica passo-fundense falecida em 2002.

Texto: Roberta Amaral/Cultura
Edição: Redação Palácio Piratini/Coordenador de Comunicação