Política de saúde mental fortalece vínculo com comunidades terapêuticas

Política de saúde mental fortalece vínculo com comunidades terapêuticas
Decisão foi anunciada em reunião do Fórum Estadual das Comunidades Terapêuticas - Foto: Bárbara Barros/SES

O coordenador da Política de Saúde Mental da Secretaria Estadual da Saúde, Luiz Coronel, participou, nesta quarta-feira (22), da reunião do Fórum Estadual das Comunidades Terapêuticas. Ele divulgou a decisão de firmar um termo de cooperação técnica com as Federações de Comunidades Terapêuticas, a fim de estabelecer vínculo oficial com estas instituições.

"Precisamos capacitar as equipes técnicas com cursos presenciais e à distância. E as comunidades precisam estar ligadas em rede, informatizadas, o que facilitará a busca por vagas", afirmou. Coronel aproveitou para convidar os participantes do encontro para a Audiência Pública sobre a Política de Saúde Mental do Estado, que ocorrerá dia 29 de abril, das 10h às 12h, no Plenarinho da Assembleia Legislativa.

Outro palestrante da tarde, o tenente-coronel Edison Rangel Cardoso, que responde pelo Departamento de Políticas sobre Drogas da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, informou que o governo do Estado constituiu uma câmara técnica específica para tratar da violência, da questão das drogas e de outros temas relacionados. "Vamos fazer um inventário de tudo o que existe no Estado para desenvolver ações futuras a partir de diagnóstico e indicadores científicos com os municípios de maior incidência criminal", disse.

Rangel defendeu a criação de Conselhos de Políticas sobre Drogas em todos os municípios gaúchos. Nesta sexta-feira (24), haverá uma reunião para estabelecer leilões e outras formas de cedência de bens confiscados no narcotráfico. Segundo ele, são 700 veículos, além de bens móveis, objetos e valores que podem ser transferidos para o Estado ou para municípios.

Na reunião do Fórum, também foram escolhidos os coordenadores das seguintes câmaras técnicas: Legislação, Articulação de Rede, Pesquisa e Prevenção, Pesquisa e Produção de Material Científico, Técnica de Administração de Comunidades Terapêuticas, Acolhimento, Tratamento, Recuperação e Reinserção, Repressão e Redução de Ofertas, Redução de Danos, Captação de Recursos e Ética. A próxima reunião está marcada para 24 de junho.

Texto: Assessoria de Comunicação Social/SES

Edição: Redação Palácio Piratini/Coordenação de Comunicação