Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Programa Redes de Cooperação discute ações com universidades conveniadas

Publicação:

redes de cooperação
Secretário substituto Gilberto Pinho preside reunião com supervisores e consultores do Redes na Sdect - Foto: Eduardo Bento/SDECT

Avaliar o trabalho que está desenvolvido pelo Redes de Cooperação junto às universidades foi um dos temas discutidos na reunião com os supervisores e consultores do programa, nesta quarta-feira (22), na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia. No encontro, presidido pelo secretário substituto da Sdect, Gilberto Pinho, ainda foi detalhado um cronograma das atividades e dos lançamentos de novas redes gaúchas.

Na ocasião, a coordenadora do Redes de Cooperação da Sdect Elci Aguirre informou que o secretário Fábio Branco sugeriu um evento para congregar os supervisores, consultores, presidentes e empresários das redes assistidas pelo programa. “A intenção é dar suporte a esses agentes para que eles possam continuar o trabalho já desenvolvido e agregar novas redes no RS. Bem como fortalecer a manutenção das redes com acompanhamento contínuo e de acordo com a características regionais”, salientou Elci.

Estiveram presentes supervisores e consultores das universidades conveniadas: UCS/Caxias do Sul, Ulbra/Canoas, PUC/RS, Feevale/Novo Hamburgo, Unijuí/Ijuí, URI, Ucpel/Pelotas, UPF/Soledade e Unisinos/São Leopoldo. Em todo o estado o Programa Redes de Cooperação que têm convênios com as universidades já apoiaram a formação de 260 redes, com 7.132 empresas associadas e geração e manutenção de 81 mil postos de trabalho.       

As redes reúnem empresas que possuem objetivos comuns, em uma entidade jurídica estabelecida, mantendo a independência e a individualidade de cada associada. A formação de uma rede permite ações conjuntas. Entre os benefícios destacam-se as melhorias nas negociações, redução de custos, marketing compartilhado, conquista de novos mercados, qualificação e oferta de serviços e troca de informações e aprendizagem.
 

Texto: Imprensa/Sdect 
Edição: Redação Palácio Piratini/Coordenação de Comunicação

Portal do Estado do Rio Grande do Sul