Defesa Civil e UFRGS retomam parceria para prevenção a desastres

Reunião no Palácio Piratini debateu estratégias de ações em caso de eventos adversos
Reunião no Palácio Piratini debateu estratégias de ações com base na tecnologia em caso de eventos adversos - Foto: Divulgação/Defesa Civil

A Defesa Civil do Estado e o Centro Universitário de Estudos sobre Desastres e Gestão de Riscos, vinculado ao Departamento de Engenharia Civil da Escola de Engenharia da UFRGS, retomaram nesta segunda-feira (20) a parceria para estudos em prevenção. Em reunião no Palácio Piratini, que selou a reaproximação iniciada em 2008, ficou estabelecida a contribuição dos pesquisadores para o fomento de estudos com base na tecnologia.

Foram tratados, durante o encontro, a necessidade de agregar conhecimento na construção de uma cultura de prevenção, estratégias de ações em caso de eventos adversos, além de dinamizar a ação conjunta em caso de acidentes com produtos perigosos e a elaboração de proposta de aquisição de veículo de emergência, apropriado para o atendimento desse tipo de ocorrência.

Também foi debatida a retomada do Conselho de Gerenciamento de Situação de Risco, onde a Defesa Civil do Estado tem assento, junto à UFRGS; otimização do projeto de controle de georreferenciamento e do projeto de mapeamento de locais de maior suscetibilidade de ocorrências de desastres naturais.

Será viabilizado, ainda, o suporte da Companhia de Pesquisas de Recursos Minerais quanto a estudos das areas de risco e apontamento dos desastres potenciais, tais como desabamento, alagamento e demais eventos adversos. Também foi discutida a construção e fornecimento de mapas digitais, ferramentas importantes para o trabalho preventivo da Defesa Civil para subsidiar o Plano Nacional de Contingência, do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscas e Desastres.

O grupo representado pela UFRGS é composto pelo diretor da Escola de Engenharia, Luis Carlos Pinto da Silva Filho, e pelas pesquisadoras Alexandra Passuelo e Cristiane Pauletti.

Texto: Divisão de Comunicação Social/Defesa Civil
Edição: Redação Palácio Piratini/Coordenação de Comunicação