Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Aberta a Semana Tiradentes em cerimônia na Academia de Polícia Militar

Publicação:

Semana Tiradentes
Semana Tiradentes homenageia o patrono das polícias civil e militar e terá ciclo de palestras até sexta-feira - Foto: Luciano Evangelista/BM

Foi aberta nesta segunda-feira (20), em cerimônia na Academia de Polícia Militar (APM), a Semana Tiradentes, com palestra sobre o tema Plano de Carreira, feita pelo secretário executivo do Estado Maior, tenente-coronel Andreis Sílvio Dal Lago. Participou da solenidade o comandante-geral da Brigada Militar (BM), coronel Alfeu Freitas Moreira.

A Semana Tiradentes homenageia o patrono das polícias civil e militar. Reconhecido como mártir da Inconfidência Mineira e executado em 21 de abril de 1792, Tiradentes (como ficou conhecido Joaquim José da Silva Xavier) foi consagrado como padrinho das corporações por decreto de 1946. A mesma resolução instituiu 21 de abril como Dia das Polícias Civil e Militar. Durante a Semana Tiradentes, também são realizados eventos para apresentação de trabalhos desenvolvidos pelos policiais em cursos de especialização e para o relato de experiências profissionais. 

Nesta quarta-feira (22), às 9h, o secretário da Segurança Pública, Wantuir Jacini, dará prosseguimento ao ciclo de palestras programado para este ano e que se estende até sexta-feira (24) na APM. Destinado a oficiais do Comando-Geral da BM, direção e órgãos de apoio, o ciclo é aberto também a oficiais do Comando de Policiamento da Capital (CPC) e do Comando de Policiamento Metropolitano (CPM).

Homenagem - Nesta segunda-feira, no Panteão Coronel Aparício Borges, localizado na APM, também foi prestada homenagem a militares mortos no exercício da profissão. No local, estão os restos mortais do coronel Aparício Gonçalves Borges, que tombou na Revolução Constitucionalista, quando comandava o 1º Batalhão de Infantaria durante o Combate do Buri, em 1932. O ato foi presidido pelo comandante-geral da BM, coronel Alfeu Freitas Moreira, e pelo comandante da Legião da Reserva Altiva, coronel Álvaro Cruz Ferreira.

O Panteão foi criado para homenagear aqueles que, dentro de suas fileiras, tombaram em ações diretamente relacionadas às atividades de polícia ostensiva, à preservação da ordem pública, à guarda externa dos presídios, à polícia judiciária militar, à prevenção e ao combate a incêndios, às atividades de busca e salvamento e à execução de atividades de defesa civil. Em sua galeria de honra, estão inscritos os nomes dos integrantes da BM que, ao longo da história da corporação, morreram no cumprimento do dever.

Ao toque da vitória, executado ao clarim por um soldado do 4º Regimento de Polícia Montada, o comandante da BM e o comandante da Legião da Reserva Altiva colocaram flores junto aos restos mortais do coronel Aparício Borges. Participaram da solenidade o diretor de Ensino da BM, coronel Humberto Teixeira Santos, o subdiretor de Ensino, tenente-coronel Dirceu Francisco Rodriges Lopes, o comandante do CRPO Alto Jacuí, tenente-coronel Paulo Rogério Farias Medeiros, o comandante do 1º BPM, tenente-coronel Altonio Carlos Maciel Rodrigues Júnior, e o capelão honorífico da BM, padre Alexandre Chavez, entre outras autoridades civis e militares.

Texto: Clélia Admar/Ascom-BM

Edição: Redação Palácio Piratini/Coordenação de Comunicação

Portal do Estado do Rio Grande do Sul