Emater colabora em campanha de combate à dengue em Sagrada Família

Combate à dengue
Além de orientar a população, a equipe coletou lixo no entorno das residências, principalmente onde havia acúmulo de água - Foto: Divulgação/Emater

Uma ação de prevenção e combate à dengue foi realizada no município de  Sagrada Família, em trabalho conjunto entre Emater/RS-Ascar, prefeitura, secretarias municipais da Saúde, Meio Ambiente e Obras e a Escola Estadual Olímpio Garibaldi Vilarinho. Participaram em torno de 230 alunos voluntários, professores, profissionais da saúde e extensionistas da Emater/RS-Ascar.

O trabalho, denominado “Dia D contra a Dengue”, mapeou a cidade, em uma visita a todos os arredores de Sagrada Família. Foi coletado lixo no entorno das residências, principalmente onde havia acúmulo de água, o que facilita a proliferação do mosquito transmissor. A equipe orientou a população e recolheu amostras de larvas de mosquitos, que foram encaminhadas para análise.

Conforme a Secretaria Municipal da Saúde, o próximo passo será a avaliação das ações desenvolvidas e dos problemas diagnosticados A equipe usou luvas, sacos para coleta e um repelente caseiro desenvolvido pela Emater/RS-Ascar.

“Este é um trabalho social de suma importância, em que os alunos e os profissionais têm a oportunidade de visualizar na prática o que não teria o mesmo impacto somente na teoria. Geralmente, o perigo está no quintal, ao fundo das residências, e muitas vezes os moradores não percebem que ali existe maior possiblidade de foco do mosquito. Não podemos achar que este problema é dos outros. Ele pode afetar qualquer pessoa e precisa ser combatido em conjunto com a população”, diz o técnico em Agropecuária e chefe do escritório municipal da Emater/RS-Ascar, Eni Jorge Danelli.

Texto: Jornalista Marcela Buzatto/Ascom-Emater/Frederico Westphalen

Edição: Redação Palácio Piratini/Coordenação de Comunicação