Secretarias discutem estratégias na área social

Estratégias da área social
Finalidade do debate é a elaboração do Plano Plurianual, que definirá programas e ações de governo para os quatro anos de gestão - Foto: Divulgação/Seplan

A discussão sobre as prioridades do Eixo Social no Plano Plurianual (PPA) 2016-2019 reuniu técnicos de 14 secretarias estaduais nesta sexta-feira (17), no Centro de Treinamento da Procergs, em Porto Alegre. Sob a coordenação da Secretaria do Planejamento e Desenvolvimento Regional (Seplan), técnicos de diferentes áreas participaram de grupos de discussão multidisciplinares para debater sobre as forças e as fraquezas de cada secretaria. A partir deste diagnóstico, foram definidas as estratégias de implementação dos programas e  ações de governo nos próximos quatro anos.

O secretário do Planejamento e Desenvolvimento Regional, Cristiano Tatsch, participou do encontro e incentivou os grupos a pensarem em alternativas para a qualificação do atendimento à população, especialmente em saúde, educação e segurança.

O Mapa Estratégico do Governo prevê a execução de programas e ações que melhorem o acesso e a qualidade na prevenção e promoção da saúde, conquistem um novo patamar de qualidade educacional, gerando oportunidades para todos, e fortaleçam políticas para garantir segurança à sociedade. E, além disso, que também ampliem políticas públicas voltadas à igualdade de gêneros e à inclusão social, e aumentem o acesso à cultura, ao esporte, à recreação e ao lazer.

As oficinas sobre os diversos eixos estão sendo organizadas pelos departamentos de Planejamento (Deplan) e de Projetos (Deproje), da Seplan, e pela Secretaria Geral de Governo. As próximas terão como tema o Eixo Infraestrutura e Ambiente (22/4) e o Eixo Governança e Gestão (24/4).

Texto: Fabíola Bach/Ascom-Seplan

Edição: Redação Palácio Piratini/Coordenação de Comunicação