Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Prefeito italiano de Morano Calabro visita Sartori no Piratini

Publicação:

PORTO ALEGRE,RS, BRASIL, 16.04.2015: Governador José Ivo Sarotir recebeu, na tarde desta quinta-feira (16), a visita cortesia do Prefeito de Morano Calabro, Itália, Sr. Nicoló de Bertolo, e comitiva  - 25 anos do Centro Calabrese e 140 anos da Imigração
Prefeito de Morano Calabro no Piratini - Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini ©

O governador José Ivo Sartori e a secretária extraordinária de Políticas Sociais, Maria Helena Sartori, receberam, nesta quinta-feira (16), no Palácio Piratini, uma comitiva de Morano Calabro, cidade localizada no Sul da Itália, liderada pelo prefeito Nicoló de Bartolo. O grupo está no estado para as comemorações dos 25 anos do Centro Calabrese Del Rio Grande do Sul. O centro foi criado para preservar a tradição e a história de Morano Calabro em Porto Alegre. O espaço fica na Rua Olavo Bilac, 780. 

“O Centro Calabrese tem um papel fundamental de resgate, preservação e valorização da cultura, dos costumes, da memória, história e valores dos imigrantes que colonizaram o Estado. Isso enriquece nossa sociedade”, afirmou Sartori. 

O prefeito de Morano Calabro disse ficar honrado por governar uma cidade que tem como irmã a capital gaúcha, que acolheu muito bem os calabreses que aqui chegaram. “Esse projeto de 'gemellaggio' nos possibilita muito mais do que trocas culturais e parcerias para o desenvolvimento econômico. Temos aqui laços afetivos. Tenho orgulho do que nossa comunidade construiu aqui graças à forma como fomos recebidos. Levarei Porto Alegre para sempre no meu coração”, declarou Bartolo. 

Nesta semana, também em alusão ao aniversário do Centro, estão previstas diversas atividades como palestras, debates, exposição de arte, recepção da Associação Comunitária dos Moradores do Jardim Isabel e a missa e almoço festivo, na Igreja Pompéia. 
 

Cidades irmãs

Conhecido em italiano pelo termo 'gemellaggio', o acordo selado entre cidades de nações diferentes tornou Porto Alegre e Morano Calabro cidades irmãs desde a publicação do Decreto Lei 7.932/82, de 15 de janeiro de 1982. Irmanamento é um conceito que se traduz por criar laços e mecanismos protocolares, principalmente culturais e econômicos, por meio dos quais cidades ou comunidades de áreas geográficas ou políticas distintas estabelecem ações de cooperação. Geralmente, as cidades têm características semelhantes ou pontos e referências históricas comuns. 


Texto: Anamaria Bessil
Edição: Redação Palácio Piratini/Coordenação de Comunicação 

Portal do Estado do Rio Grande do Sul