Governador recebe convite para reinauguração da Igreja Nossa Senhora do Rosário de Pompeia

PORTO ALEGRE,RS, BRASIL, 16.04.2015: Governador José Ivo Sarotir recebeu, na tarde desta quinta-feira (16), convite para a Festa do Divino Espírito Santo de Criúva. Foto: Karine Viana/Palácio Piratini.
Vice-prefeito de Caxias do Sul, Antonio Feldmann (à esquerda), e o pároco Paulo Venturin com o governador - Foto: Karine Viana/Palácio Piratini

Na tarde desta quinta-feira (16), o governador José Ivo Sartori recebeu convite para a reinauguração da Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário de Pompeia,  em Galópolis, Caxias do Sul. O padre Paulo Venturin, pároco local, entregou o convite, ressaltando que, graças ao governador, a Igreja foi tombada como patrimônio histórico do município.

“Quando prefeito, Sartori foi responsável pelo ato que permitiu o tombamento da paróquia, o que possibilitou o recebimento de recursos provenientes da lei de incentivo à cultura (LIC) destinados à restauração de prédios históricos”, explicou o pároco.

A igreja, construída a partir de 1941, teve sua conclusão em 1947. Após décadas, teve início a restauração. O templo será reinaugurado dia 7 de junho,  quando será realizada a Festa de São Pedro.

A igreja é conhecida por sua beleza arquitetônica, onde se destacam 19 vitrais alemães, do artista Max Dobmeyer, representando os quatro evangelistas e cenários bíblicos dos mistérios do rosário. Localizada a 10 quilômetros de Caxias do Sul, Galópolis começou a ser povoada em 1876 e seu crescimento se deve à  fundação do lanifício São Pedro, por operários vindos de Schio, na Itália. O nome Galópolis é uma homenagem ao empresário Hérculos Galló, que depois se tornou proprietário do lanifício.

Ao receber o convite, o governador disse estar feliz com a restauração da igreja e por saber que contribuiu para que a obra pudesse ser executada. "Mas é para isso que somos eleitos, para ajudar a população a concretizar seus anseios, na medida do possível”, acrescentou.

Além do padre Venturin e do subprefeito de Galópolis, Velocino Uez, participaram da entrega do convite o deputado estadual Vinícius Ribeiro e o vice-prefeito de Caxias do Sul, Antonio Feldmann, que lembrou a comemoração dos 140 anos de imigração italiana, em maio. “Será no dia 20 do próximo mês, e é mais uma contribuição do governador, que, quando era deputado, criou a lei instituindo a data como dia da etnia italiana”, disse o prefeito.

Texto: Margareth de Paula

Edição: Redação Palácio Piratini/Coordenação de Comunicação