Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Profissionais e gestores debatem sobre vacinação contra o HPV

Publicação:

fórum vacinação HPV
Estratégia de vacinação contra HPV foi tema de fórum - Foto: Priscila da Silva/SES

A estratégia de vacinação contra o Papilomavírus Humano (HPV), que protege contra o câncer de colo de útero, foi o tema de um fórum desta quinta-feira (16), no Auditório Dante Barone da Assembleia Legislativa. Profissionais e gestores das áreas de saúde e educação participaram do evento, promovido pelo Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS).

Na abertura do fórum, a diretora do CEVS, Denise Sarti, ressaltou que “este é um espaço importante de reflexão e formação” e falou da necessidade de estimular o comparecimento do público-alvo à estratégia de imunização. Já o secretário adjunto de Saúde, Francisco Paz, destacou a importância da mobilização dos profissionais da área para que se atinjam as metas estabelecidas. “A vacinação é um dos maiores responsáveis pela melhoria na qualidade de vida da população”, declarou.

A estratégia de imunização contra o HPV, iniciada em março, tem como meta atingir 80% do público-alvo, formado por aproximadamente 240 mil meninas de 9, 10 e 11 anos de idade. Conforme o Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI), até agora foram aplicadas mais de 80 mil doses, o que equivale a 33% de cobertura. O esquema de vacinação é completado após três etapas: aplicação da 1ª dose, a 2ª seis meses depois, e a 3ª cinco anos após a 1ª. A vacina está disponível nas cerca de 1,8 mil Unidades Básicas de Saúde do Estado. Em alguns municípios, a imunização também ocorre nas escolas públicas e privadas. Para receber as doses nas instituições de ensino, as meninas precisam apresentar o Termo de Autorização para Vacinação assinado pelos pais ou responsáveis.
 

Texto: Ascom/ SES
Edição: Redação Palácio Piratini/Coordenação de Comunicação

Portal do Estado do Rio Grande do Sul