Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Porto Alegre teve atividades alusivas aos dias mundiais da Saúde e da Atividade Física

Publicação:

PORTO ALEGRE, RS, BRASIL, 15.04.2015: Técnicos do Centro Estadual de Vigilância em Saúde realizam uma série de atividades relacionadas ao Dia Mundial da Saúde e ao Dia Mundial da Atividade Física. Foto: Leandro Osório/ Especial Palácio Piratini
Dia Mundial da Saúde - Foto: Leandro Osório/Especial Palácio Piratini

O centro de Porto Alegre teve, nesta quarta-feira (15), ações alusivas ao Dia Mundial da Saúde e ao Dia Mundial da Atividade Física, desenvolvidas em tenda instalada no Largo Glênio Peres. Apesar da chuva, técnicos do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), em parceria com outras instituições como a Vigilância de Porto Alegre, Emater e Serviço Social do Comércio (Sesc), receberam um bom público ao longo do dia com atividades lúdicas, artísticas e explicativas, especialmente sobre Segurança Alimentar. A população que circulou no local recebeu material sobre alimentação, sob o slogan 'Do campo à mesa (em todos os lugares)', que vem da campanha criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), cujo objetivo é alertar e orientar governos e integrantes da cadeia produtiva sobre a importância do tema. 

Com o tema Boa Alimentação e Boas Práticas de Saúde, uma das atividades foi o contato das pessoas com cuidados de saúde bucal. Em seguida, técnicos da Emater apresentaram a exposição de sementes crioulas (sementes cuidadas e melhoradas sob o domínio das comunidades tradicionais). Ao lado, outros profissionais informaram sobre os malefícios do excesso de sal, açúcar e gorduras na alimentação.

A tenda abrigou também uma mostra de produtos sem agroquímicos e agrotóxicos como arroz, feijão, macarrão farinha de trigo e biscoitos. Esses alimentos são produzidos em assentamentos da reforma agrária, especialmente da Região Metropolitana. Outra atividade que chamou a atenção foi como organizar de forma correta uma geladeira, a fim de que os alimentos mantenham suas propriedades por mais tempo a uma temperatura sempre abaixo de 5%. Havia espaço também para informações sobre saúde do idoso e das pessoa com deficiência.

As crianças também tiveram seu lugar para brincar e aprender. Com o projeto Pequenos Vigilantes estavam disponíveis jogos de memória, desenhos para colorir e revistas, tudo com a finalidade de orientar os pequenos sobre alimentação saudável. Heitor, de oito anos, chegou com a mãe e se encantou com os brinquedos à disposição, principalmente com o jogo de memória. Além de material explicativo distribuído a quem passava pelo Largo, as pessoas ainda puderam assistir a diversas intervenções artísticas.

 

Texto: Marcia Camarano/Ascom SES
Edição: Redação Palácio Piratini / Coordenação de Comunicação

Portal do Estado do Rio Grande do Sul