Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Setor de defesa e segurança do RS é apresentado a empresas austríacas

Publicação:

Desenvolvimento
Estande gaúcho na LAAD - Foto: Divulgação

Chamou a atenção dos austríacos presentes na LAAD Defence & Security - Feira Internacional de Defesa e Segurança a elevada qualidade dos recursos humanos no Rio Grande do Sul. Representantes do Grupo Austríaco das Indústrias Aeronáuticas, que reúne mais de 30 empresas do setor no país europeu, assistiram a uma apresentação sobre o Estado feita pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Fábio Branco.

A reunião ocorreu no estande gaúcho na LAAD, que começou nessa terça-feira (14), no Rio de Janeiro. O espaço é resultado de convênio entre Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI), Agência de Desenvolvimento de Santa Maria (Adesm), Comitê das Indústrias de Defesa e Segurança (Comdefesa/Fiergs) e Santa Maria Tecnoparque.

Além dos atributos da economia gaúcha - na qual está inserido um dos maiores polos tecnológicos e industriais de produtos e serviços de defesa e segurança -, os três austríacos conheceram o perfil de Santa Maria, cidade que concentra grande parte dessa capacidade, em apresentação do prefeito Cezar Schirmer. O próximo passo para o possível fechamento de negócios, explica o agente de desenvolvimento da AGDI Christiano Ambros, é o envio à entidade de informações mais detalhadas sobre as empresas instaladas no Rio Grande do Sul.

A agenda com o Grupo Austríaco das Indústrias Aeronáuticas foi articulada pelo Comdefesa/Fiergs, em parceria com o conselho equivalente da federação paulista. A Áustria detém 4% de market share do mercado aeronáutico mundial, tendo faturado no setor 1,2 bilhão de euros em 2013. Atua especialmente em nichos como processamento de metais e pequenas aeronaves.

 

Texto: Bianka Nieckel/AGDI
Edição: Redação Palácio Piratini/Coordenação de Comunicação

Portal do Estado do Rio Grande do Sul