APL auxilia na criação de sistema de inspeção em 26 municípios

Agroindústria familiar
Consultoria prestada por técnicos de arranjo deve beneficiar mais de 200 agroindústrias familiares do Médio Alto Uruguai e - Foto: Divulgação AGDI

Vinte e seis municípios das regiões Médio Alto Uruguai, Celeiro e Rio da Várzea passam a contar com sistemas de inspeção municipais (SIM), o que possibilita a formalização das agroindústrias familiares existentes nessas cidades. A medida é fruto de uma iniciativa do Arranjo Produtivo Local (APL) Agroindústria Familiar Região Médio Alto Uruguai, apoiado pela Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI).

O APL - um dos 20 que recebem recursos do Projeto APLs, coordenado pela AGDI - contratou uma equipe técnica para prestar consultoria às prefeituras na implantação dos sistemas. Atualmente, nove municípios já estão com o SIM em funcionamento e passando por auditoria do Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf-RS) para integração dos sistemas; seis dispõem do serviço apenas municipal e outros 11 encontram-se em processo de implantação.

O próximo passo, explica o gestor do APL, Eliseu Luis Liberalesso, é estimular as agroindústrias desses municípios a buscarem a formalização por meio dos sistemas de inspeção. Isso atesta que elas estão fazendo o manejo correto da produção e significa aumento de renda e empregos. “Quem se formaliza tem potencial de aumentar vendas em 30%, se for apenas no município, ou 50%, se estiver no Susaf”, afirma.

Segundo Liberalesso, somente no Médio Alto Uruguai há 120 agroindústrias, especialmente de carne e leite, que podem se beneficiar desse avanço. No Celeiro, são mais de 100, estima o gestor do APL da região, Carlos Deniz de Lima. Quatro municípios do Celeiro entraram no projeto-piloto do Médio Alto Uruguai, e a ideia agora é consolidar uma equipe local para auxiliar outras prefeituras no mesmo processo. “A comercialização é uma dificuldade que se tem. Isso vai melhorar a venda tanto local quanto regional”, comemora Lima.

O projeto para os 26 municípios custou em torno de R$ 40 mil, aportados pelos dois APLs apoiados pelo governo do Estado. Nova Boa Vista, localizada no Corede Rio da Várzea, também participa com verba do município. “Um dos objetivos do Projeto APLs é justamente o estímulo à criação de entidades gestoras que não só gerenciem as ações do arranjo, mas também busquem recursos de diversas fontes, ainda que fora do próprio Corede, como no caso do APL do Médio Alto Uruguai”, elogia o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Fábio Branco.

Os municípios que concluíram o processo até agora são:

·         SIM implantado e auditoria do Susaf-RS em andamento: Erval Seco, Frederico Westphalen, Iraí, Nonoai, Nova Boa Vista, Pinhal, Pinheirinho do Vale, Planalto e Rodeio Bonito

·         Apenas o SIM implantado: Ametista do Sul, Crissiumal, Gramado dos Loureiros, Novo Tiradentes, Seberi e Tenente Portela

Outros 11 estão em processo de implantação.

Texto: Bianka Nieckel/ AGDI
Edição: Redação Palácio Piratini/Coordenação de Comunicação