Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Governador participa da abertura do Fórum da Liberdade

Publicação:

PORTO ALEGRE, RS, BRASIL, 13.04.2015: O governador José Ivo Sartori participou, no início da noite desta segunda-feira (13), da cerimôni oficial de abertura do 28° Fórum de Liberdade, realizado no Centro de Eventos da Pontifícia Universidade Católica do R
Sartori destacou o fórum como um ambiente ideal para debater ideias e construir soluções - Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini

O governador José Ivo Sartori participou da solenidade de abertura do 28º Fórum da Liberdade, nesta segunda-feira (13), no Centro de Eventos da PUCRS, em Porto Alegre. Em seu pronunciamento, Sartori destacou a contribuição do jurista e senador gaúcho Paulo Brossard, falecido no último domingo, para a democracia e as liberdades dos brasileiros. Ressaltou também que, em razão do esgotamento do sistema, que o fórum é um ambiente ideal para debater ideias e construir soluções.

"Precisamos pensar e repensar as ideias porque vivemos tempos de esgotamento econômico, social e de representatividade. Queremos vencer preconceitos que também caíram por terra. O protagonismo é da sociedade que produz, e não dos governos. Tenho dito a minha equipe que quando o Estado não puder ajudar, que não atrapalhe", afirmou.

O evento tem por objetivo analisar questões sociais, políticas e econômicas através do amplo debate de opiniões, bem como da proposição de caminhos alternativos em direção a uma sociedade mais livre e próspera. "Assim, forjado na crença de uma nação plural e livre, o Fórum da Liberdade é uma iniciativa que fomenta a cultura e a educação em nosso país", acrescentou o governador.

Nesta edição, o painel de boas-vindas tratou da "Educação e Meritocracia". Os debatedores foram o professor e curador do Projeto Fronteiras do Pensamento, Fernando Schüler, o CEO da Kroton Educacional, Rodrigo Galindo, o diretor das Conferências do Estoril e do programa de MBA da RSM – Rotterdam School of Management – Eramus University, Milton Sousa, com mediação do diretor de Relações Institucionais e do Fórum da Liberdade, Mauro Zaffari.

Promovido desde 1988 pelo Instituto de Estudos Empresariais (IEE), proporcionando dois dias de debates, o Fórum da Liberdade encerra-se nesta quarta-feira (14). O evento foi reconhecido pela Revista Forbes em 2013 como o maior espaço de debate político, econômico e social da América Latina.

Texto: Anamaria Bessil
Edição: Redação Palácio Piratini/Coordenação de Comunicação 

Portal do Estado do Rio Grande do Sul