Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Encontro abre espaço para diálogo e interlocução entre conselhos de direitos

Publicação:

PORTO ALEGRE, RS, BRASIL, 13.04.2015: Primeira-Dama Maria Helena Sartori, secretária extraordinária do Gabinete de Políticas Sociais, participa de reunião do Fórum dos Presidentes dos Conselhos. Foto: Daniela Barcellos/ Palácio Piratini
Secretária extraordinária de Políticas Sociais, Maria Helena Sartori, participou do Fórum de Presidentes de Conselhos, - Foto: Daniela Barcellos/ Palácio Piratini

A secretária extraordinária do Gabinete de Políticas Sociais, Maria Helena Sartori, participou, nesta segunda-feira (13), de reunião do Fórum de Presidentes de Conselhos. O espaço foi criado pela Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos (SJDH) para promover o diálogo e a interlocução transversal, e para identificar questões e pautas comuns entre os conselhos de direitos com representação no Rio Grande do Sul.

O encontro foi realizado no Centro de Referência em Direitos Humanos e contou com a participação do secretário da Justiça e dos Direitos Humanos, César Faccioli, e de representantes dos conselhos de direitos humanos de povos indígenas, do povo de terreira, da comunidade negra, da criança e do adolescente, da pessoa com deficiência, da juventude, de gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais, entre outros.

Maria Helena Sartori falou sobre as atividades do Gabinete de Políticas Sociais e o seu papel de articulação e de acompanhamento das políticas sociais desenvolvidas em todas as áreas, de forma transversal. Destacou as ações realizadas para implantação do Programa Primeira Infância Melhor (PIM) nos Planos Municipais de Educação e das Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar (Cipaves) na rede estadual de ensino.

Também relatou as campanhas de recadastramento de famílias de baixa renda para continuidade do desconto da Tarifa Social de Energia Elétrica e Escolha o Destino, que incentiva a doação de parte do Imposto de Renda devido aos fundos estaduais da criança e do adolescente e da pessoa idosa.

Texto: Sílvia Lago

Edição: Redação Palácio Piratini/Coordenação de Comunicação

 

Portal do Estado do Rio Grande do Sul