Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Programa Escola Melhor: Sociedade Melhor busca parcerias para melhorias na educação

Publicação:

Secretário da Educação, Vieira da Cunha detalhou o projeto do Executivo protocolado na Assembleia em encontro dos Coredes
Secretário da Educação, Vieira da Cunha detalhou o projeto do Executivo protocolado na Assembleia em encontro dos Coredes - Foto: Evandro Oliveira/Seduc

Durante encontro com o Fórum dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul (Coredes), nesta quinta-feira (9), na Assembleia Legislativa, o secretário da Educação, Vieira da Cunha, detalhou o programa Escola Melhor: Sociedade Melhor. A iniciativa está prevista no Projeto de Lei 103/2015, de autoria do Poder Executivo, protocolado na quarta-feira na Assembleia.

A intenção é permitir, entre outras coisas, que pessoas físicas e jurídicas possam oferecer patrocínio, tanto para melhorias na infraestrutura das escolas, quanto para a aquisição de materiais de uso de alunos e professores.

"Pretendemos iniciar uma grande campanha para que a comunidade gaúcha colabore, em um verdadeiro mutirão para recuperação da estrutura das nossas escolas", disse Vieira. "Há muitas pessoas que hoje são o que são porque tiveram oportunidade de estudar em uma escola pública, e que muitas vezes gostariam de colaborar e não sabem como fazer. Nós queremos que a sociedade participe conosco desse processo de melhoria da infraestrutura da nossa rede”, completou o secretário.

De acordo com o projeto, as pessoas físicas e jurídicas que aderirem ao programa poderão divulgar, para fins promocionais e publicitários, as ações praticadas em benefício da escola. A forma com que isto será feito constará do decreto do Poder Executivo que regulamentará a lei, caso seja aprovada.

Ainda durante a participação no Fórum dos Coredes, Vieira fez um balanço das principais ações em cem dias de governo. Citou a nomeação de 540 servidores aprovados no último concurso do magistério e a contratação em caráter emergencial de mais de 300 docentes – nos casos em que o banco de concursados não supriu a carência.

"O governador já disse publicamente que três áreas de governo receberão atenção prioritária: educação, saúde e segurança. Esse compromisso está sendo honrado, tanto que, embora esteja vigente um decreto que todos conhecem, obtivemos do governador uma autorização excepcional para que chamássemos os professores concursados para suprir as deficiências do ano letivo, que não foram poucas e que ainda existem pontualmente”, afirmou o secretário.

Também durante a preparação do ano letivo, foram empenhados e contratados R$ 43 milhões para a execução de obras e reparos emergenciais nos prédios escolares. 

Texto: Assessoria de Comunicação/Seduc
Edição: Redação Palácio Piratini/Coordenação de Comunicação

Portal do Estado do Rio Grande do Sul